Rivais paulistas ajudam Timão no Brasileiro

São Paulo, Palmeiras e Guarani pararam o Fluminense e ajudaram o Corinthians a encostar.

O Corinthians recebeu uma ajuda inesperada na busca pela liderança do Campeonato Brasileiro e o título simbólico do primeiro turno. Nos últimos três jogos, três rivais paulistas pararam o líder Fluminense e ajudaram o Timão a encostar no Tricolor carioca. Graças a São Paulo, Palmeiras e Guarani, o Flu fez apenas dois dos últimos nove pontos que disputou. Já o Corinthians, no mesmo período, conquistou os seis pontos que disputou.

São Paulo e Palmeiras conseguiram o que parecia difícil: não perder no Maracanã. Dos sete jogos que o Flu havia feito no estádio até a 17ª rodada, o time de Muricy Ramalho tinha vencido seis e empatado apenas um, contra o Grêmio Prudente. Já o Guarani foi o terceiro time a bater o Fluminense fora do Maracanã.

Na 16ª rodada, após a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, no Serra Dourada, o Fluminense manteve a boa vantagem de cinco pontos para o Corinthians, que ganhou do São Paulo por 3 a 0 naquela rodada.

Na 17ª rodada, porém, o Corinthians venceu o Vitória e precisou torcer para o São Paulo contra o Fluminense. Deu certo. O jogo no Maracanã terminou empatado por 2 a 2 e a diferença entre o líder e o vice caiu para três pontos graças aos são-paulinos.

Na rodada seguinte, foi a vez do Palmeiras dar uma mãozinha para o Corinthians. Novamente no Maracanã, o Verdão conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 e dar nova esperança aos corintianos, que tiveram o jogo contra o Vasco adiado para o dia 13 de outubro e não jogaram naquela rodada.

Neste domingo (4), foi a vez do Guarani ajudar o Corinthians. Em Campinas, no estádio Brinco de Ouro, o time paulista saiu atrás no placar, conseguiu a virada, tirou a invencibilidade do Fluminense, que já durava quinze jogos, e deixou o caminho aberto para o Timão passar o Flu na tabela. Isso porque no sábado (3), o time do Parque São Jorge goleou o Goiás por 5 a 1 e chegou aos 37 pontos, apenas um a menos que o líder.

A decisão do primeiro turno, porém, só acontecerá no dia 13 de outubro, quando o Corinthians enfrentará o Vasco, em São Januário, em partida válida pela 18ª rodada. Mesmo que a decisão da primeira metade do Campeonato Brasileiro tenha sido adiada, o Timão só poderá sonhar com o título simbólico de campeão do primeiro turno graças também aos rivais paulistas.

Fonte: R7, www.r7.com