Roger Federer ganha torneio pela 4ª vez

Roger Federer ganha torneio pela 4ª vez

Líder do ranking mundial de tênis derrotou escocês Andy Murray na decisão

O suíço Roger Federer conquistou neste domingo (31) o seu quarto título do Aberto da Austrália de tênis, o primeiro Grand Slam da temporada. O líder do ranking mundial derrotou o escocês Andy Murray por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-4 e 7-6 (13-11 no tie-break) na decisão.

Federer conseguiu se impor na partida contra um dos poucos tenistas do circuito mundial em que leva desvantagem no retrospecto de confronto. Agora, Murray tem seis vitórias em 11 jogos disputados.

Com o título na competição disputada em Melbourne, Federer chega a 16 títulos de Grand Slam e amplia seu recorde de triunfos nos quatro principais torneios do tênis profissional.

Murray buscava se tornar o primeiro britânico campeão de um Slam desde 1936, quando Fred Perry triunfou no Aberto dos Estados Unidos. A situação levou Federer a brincar na sexta (29), sendo que a grande pressão foi mesmo sentida pelo escocês, quebrado já no segundo game da partida.

Aproveitando-se de grandes contra-ataques, o escocês ainda empatou o marcador na seqüência e colecionou três break points para abrir 3/2. Perdida a oportunidade, teve seu saque quebrado na sequência, fato que deu o domínio das ações ao suíço até a metade da terceira parcial.

Muito agressivo, Federer brilhou com 47 bolas vencedoras, a maioria de direita, mas muitas também de esquerda. O teórico golpe mais fraco do número um do mundo foi seguidamente explorado desde o início da partida, contudo não fraquejou, rendendo grandes bolas tanto na paralela quanto na cruzadinha.

Também sacando muito bem diante de um exímio devolvedor - foram 11 aces e 72% de pontos ganhos quando encaixou o primeiro serviço -, Federer só foi ser quebrado novamente no sexto game do terceiro set. Esse fato permitiu que Murray servisse para fechar a parcial, mas não ele não resistiria aos nervos.

No tie-break, o quarto colocado do ranking novamente teve grandes oportunidades, mas perdeu quatro set-points, dois deles quando estava no ataque, com erros não forçados. Dos demais o vencedor se livrou com um grande saque e um voleio.

Fonte: R7, www.r7.com