SEÇÕES

Saiba como evitar problemas no joelho ao correr

Fortalecer os músculos do quadril e amenizar impacto é o ideal

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O joelho é a articulação que mais sofre com lesões, majoritariamente relacionadas a sobrecarga, como a tendinite patelar. Apesar da corrida ser um esporte considerado de “alto nível de impacto”, há a possibilidade de tomar algumas medidas preventivas que amenizem o estresse sobre a articulação e mante-la saudável. 

Segundo a fisioterapeuta Raquel Castanharo, a melhor maneira de correr é levando em consideração a mecânica do nosso corpo, e é com passadas mais curtas. Quanto mais próximo do troco o pé aterrisar durante a corrida, menor será a sobrecarga sobre o joelho.

Outra dica é treinar a agilidade muscular.  Muitas vezes uma pessoa tem o músculo da coxa forte porém com contração lenta, e o joelho acaba sofrendo com isso. Exercícios dinâmicos são interessantes para esse treino de agilidade, como saltitou e agachamentos.

Outra maneira de prevenção de lesões no joelho é tentar correr fazendo o menor barulho possível ao aterrisar no chão. A melhor forma é aterrisar primeiro com o pé médio do pé no chão e não o calcanhar. Muito menos a ponta do pé. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos