Santos é condenado a pagar dívidas à Faap

Segundo sentença, clube deixou de repassar tributo previsto na Lei Pelé

Avalie a matéria:
José Carlos Peres, presidente do Santos | Ivan Storti/Santos FC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em crise e sem poder registrar novos jogadores por causa de dívidas com clubes estrangeiros, o Santos foi condenado a pagar R$ 353 mil à Faap (Federação das Associações de Atletas Profissionais) por não ter repassado à entidade um tributo determinado pela Lei Pelé. Informações do site GloboEsportes.com

José Carlos Peres, presidente do Santos

A legislação obriga os clubes a recolherem 0,5% dos salários dos jogadores para a Faap, que ficaria responsável por prestar assistência social e educacional à categoria. A Federação, porém, alega que o clube deixou de repassar os valores entre março de 2015 e março de 2020.

Em ação na Justiça de São Paulo, o Santos se defendeu afirmando que o tributo é inconstitucional, tese rejeitada pelo juiz Cláudio Teixeira Villar, da 2ª Vara Cível de Santos. O clube ainda pode recorrer.

A Faap diz que não recebeu as informações do Santos e que precisou recorrer à CBF para ter acesso aos valores dos contratos dos jogadores para que pudesse calcular a dívida.

Entre os contratos que a Federação listou, está o de Vagner Love, atacante que negociou com o Santos em 2018, mas não chegou a defender o Santos. O clube aponta esse fato como uma contradição da cobrança, confirma que negociou com o jogador e que chegou a registrar o contrato na CBF, mas, com a janela de transferências fechada, nunca concluiu a contratação. O tributo cobrado do contrato de Love é de R$ 30 mil.O Santos passa por uma crise financeira e está impedido de registrar novos jogadores por punição da Fifa. 

O clube deve valores da negociação do zagueiro Cléber Reis ao Hamburgo. O clube alemão processou o Santos, que só poderá contratar quando a dívida for paga. A diretoria santista quer usar o dinheiro da venda do atacante Sasha ao Atlético-MG para se livrar dessa punição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES