Santos tenta conter, mas desmanche do elenco preocupa Muricy Ramalho

Santos tenta conter, mas desmanche do elenco preocupa Muricy Ramalho

A janela brasileira de transferências internacionais fecha no próximo dia 20

Desmanche é uma palavra proibida no Santos. Nenhum dirigente do clube, do presidente Luis Alvaro Ribeiro ao mais subalterno gerente, admite que o clube está passando por um intenso processo de perda de jogadores que pode comprometer o desempenho da equipe. Mas o fato é que o Peixe já perdeu meio time e corre risco de ver quase uma escalação inteira ir embora.

Já foram negociados o lateral-direito Jonathan, o meia Alan Patrick e os atacantes Maikon Leite e Zé Eduardo. Keirrison, cujo contrato está no fim, também deixará o clube até o fim deste mês. O lateral-esquerdo Alex Sandro está acertando os últimos detalhes de sua transferência para o Porto, de Portugal. Agora, o Peixe tenta se armar contra a pior parte da debandada.

O volante Danilo tem propostas do Benfica e do Porto. Neymar está na mira de Real Madrid e Barcelona. Ganso é pretendido pelo Milan e, agora, pelo emergente Anzhi-RUS, que já se dispõe inclusive a pagar a multa rescisória de ? 50 milhões (R$ 111 milhões) para quebrar o contrato do meia com o Peixe. A diferença de Danilo e Ganso para Neymar é que apenas o atacante se mostra disposto a permanecer no clube ao menos até o Mundial Interclubes, em dezembro. Os outros dois priorizam a realização do sonho europeu imediatamente.

- É difícil competir com os clubes de fora.Tentamos falar com o jogador, mas tem o empresário por trás fazendo a cabeça do cara. Fica complicado mesmo. Só vamos poder poder ter uma noção das coisas depois que a janela fechar - afirma o técnico santista Muricy Ramalho, referindo-se ao período de abertura do mercado europeu de transferências, que se encerra no dia 31 de agosto.

Se a tendência se confirmar e apenas Neymar permanecer, o Peixe terá perdido oito jogadores do grupo que foi campeão da Taça Libertadores. O clube busca repor as saídas, mas em velocidade menor. Até agora, fechou apenas uma contratação de peso: o atacante Borges. Outros dois estão sendo tentados: o volante Ibson e o meia Cleiton Xavier. Ambos já têm propostas do Santos em mãos, mas o Peixe vem encontrando dificuldades para concluir as conversas com os clubes aos quais pertencem esses atletas. Ibson está vinculado ao Spartak, da Rússia. Cleiton é do Metalist, da Ucrânia. A diretoria santista tenta comprar os dois jogadores, mas as propostas ainda não agradaram. A janela brasileira de transferências internacionais fecha no próximo dia 20. Portanto, a diretoria tem apenas uma semana.

Os outrosque chegaram são apostas: o lateral-direito Leandro Silva e o atacante Rychely, além do atacante Alan Kardec, que é esperado nesta quinta-feira para assinar contrato.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com