São Paulo acerta pelo alto, atropela Botafogo-SP e vence estreia no Paulista; 4x 0

São Paulo acerta pelo alto, atropela Botafogo-SP e vence estreia no Paulista; 4x 0

O time de Emerson Leão dominou a partida, e contou com a força da bola parada e do jogo aéreo para construir sua vitória

A estreia oficial do São Paulo para a temporada foi otimista para o torcedor. Neste domingo, no Estádio do Morumbi, a equipe da casa goleou o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 0 no primeiro jogo do Campeonato Paulista. O time de Emerson Leão dominou a partida, e contou com a força da bola parada e do jogo aéreo para construir sua vitória sobre os interioranos.

Rhodolfo abriu o placar no primeiro tempo em cobrança de escanteio, e Cícero ampliou de cabeça após cruzamento de Fernandinho. No segundo tempo, Edson Silva aproveitou confusão em tiro de canto para ampliar, e Márcio, contra, deu números finais ao jogo ao se confundir em mais um escanteio.

Ainda sem todos os reforços à disposição - Fabrício e Paulo Miranda estão machucados, e Jadson faz sua pré-temporada -, o São Paulo contou com algumas caras novas entre os titulares. Edson Silva fez dupla de zaga com Rhodolfo, enquanto Cortês assumiu a posição de lateral esquerdo.

No ataque, Luís Fabiano surgiu como o centroavante que era acompanhado por Fernandinho e Lucas na área. O gol ficou por conta de Denis, já que Rogério Ceni sofre com um estiramento no ombro que pode o tirar do gramado por meses em caso de cirurgia. O camisa 1, por sinal, completou 39 anos neste domingo, e foi homenageado pela torcida.

O jogo

A chuva começou a cair no Morumbi instantes antes do início da partida. Quando a bola começou a rolar, o gramado já estava molhado, e o São Paulo iniciou seus ataques tomando cuidado para não escorregar. A defesa do Botafogo conseguia manter a área fechada, e o time da casa tinha dificuldades em avançar.

A primeira grande chance de gol saiu aos 13min, quando Cícero aproveitou bola aérea para tentar encobrir o goleiro Márcio, mas mandou pela linha de fundo. Sete minutos depois, em cobrança de escanteio, Cícero desviou e Denilson completou rente à trave direita. A pressão continuou, e Fernandinho perdeu chance clara aos 22min, ao finalizar em cima do arqueiro.

Depois de o São Paulo desperdiçar suas oportunidades, o ritmo do jogo passou a ficar lento, ainda que o time da casa tivesse a posse da bola. Isto seguiu até aos 36min, quando Rhodolfo abriu o placar. Em cobrança de escanteio de Lucas, o zagueiro subiu mais alto e desviou para o fundo das redes.

Lucas ainda teve chance de ampliar no minuto seguinte em contra-ataque, mas não definiu a jogada e foi desarmado. A partida tornou-se ataque contra defesa, e Márcio brilhou em defesas seguidas. Em cabeçadas, porém, o goleiro não conseguiu evitar. Em contra-ataque, Cícero tocou para Fernandinho na esquerda, que cruzou de volta para o meio-campista desviar para o gol.

O São Paulo voltou do intervalo com o mesmo ânimo que encerrou o primeiro tempo. Com 2min, Lucas cobrou falta e Cícero desviou perto do gol de Márcio. Dois minutos depois, o camisa 7 fez ótima jogada individual e arrematou para a boa defesa do goleiro do Botafogo. O arqueiro, porém, não conseguiu defender aos 11min, quando Edson Silva aproveitou confusão na área e finalizou para o gol.

Com o resultado bastante favorável para o São Paulo, o jogo caiu de ritmo, enquanto o time da casa buscava troca de passes para chegar ao ataque. O Botafogo teve chance aos 20min, em finalização de longe de Talles Cunha que Denis espalmou. Leão promoveu mudanças para dar novo fôlego ao time, e Casemiro e Maicon entraram no lugar de Denílson e Fernandinho.

Aos 29min, Márcio, que fazia uma boa partida, foi responsável pelo quarto gol do São Paulo. Luís Fabiano desviou em cobrança de escanteio, e o goleiro, após defesa, tentou chutar a bola para longe, mas acertou Thiago Ulisses e fez gol contra. Com o jogo garantido, a equipe da casa passou a trocar passes, enquanto a torcida cantava "olé".

Ficha técnica

SÃO PAULO 4 x 0 BOTAFOGO-SP

Gols

SÃO PAULO:

Rhodolfo, aos 36min, Cícero, aos 42min do 1º tempo, Edson Silva, aos 11min do 2º tempo, e Márcio (contra), aos 29min

SÃO PAULO: Denis; Piris, Edson Silva, Rhodolfo e Cortês; Wellington, Denilson (Casemiro), Cícero (Rafinha) e Lucas; Fernandinho (Maicon) e Luis Fabiano

Treinador: Emerson Leão

BOTAFOGO-SP: Márcio; Cris, Daniel Host (Vinícius) e Gustavo Bastos; Thiago Ulisses, Gil Baiano, Alex, Emerson e Paulo Júnior; Tales Cunha (Vitor Flora) e Luiz Ricardo (Taubaté)

Treinador: Lori Sandri

Cartões amarelos

SÃO PAULO: Denílson

BOTAFOGO: Gustavo Bastos e Thiago Ulisses

Árbitro

Robério Pereira Pires (SP)

Local

Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra