Sarah busca o 1º ouro do ano no Cazaquistão

Sarah busca o 1º ouro do ano no Cazaquistão

As disputas serão no Palácio de Esportes de Almaty.

Sarah Menezes, terceira melhor do ranking internacional de judô, que classifica as 14 melhores judocas do mundo para os Jogos Olímpicos que acontecem em agosto, em Londres, faz o seu primeiro teste da temporada na madrugada de hoje para amanhã no IJF Masters do Cazaquistão.

Apenas os 16 judocas mais bem colocados no ranking mundial em cada uma das 14 categorias olímpicas estarão presentes, sendo que haverá a participação de 14 brasileiros em 12 pesos.

Dentre eles, a piauiense que luta com atletas de 48kg. As disputas serão no Palácio de Esportes de Almaty. O sorteio das chaves acontece hoje às 5h da manhã ? horário de Brasília.

Apesar de ainda não saber quais serão as adversárias de Sarah Menezes, o técnico da judoca piauiense, Expedito Falcão, prevê duelos difíceis e equilibrados, tendo em vista o alto nível dos competidores.

?É uma pressão forte, estão as melhores do mundo, é uma competição que conta com atletas que vão para a Olimpíada, quase não muda. Antes das Olimpíadas só tem o Grand Slam de Paris, Grand Prix da Alemanha e o Pan-Americanos, que contam mais pontos. Então, as adversárias sempre são fortes, só são os topes. A Sarah tem que ganhar duas ou três lutas fortes para chegar na semifinal. No ano passado ela foi bronze, vamos ver como vai ser este ano?, disse Expedito.

A lista de classificados para a Olimpíada de Londres será fechada em abril. Participarão 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria. O Brasil tem atualmente 22 judocas dentro do critério de classificação distribuídos em 13 categorias.

No Masters do Cazaquistão, segundo informação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o quinto lugar valerá 80 pontos, o bronze soma 160 pontos, a prata 240 e o ouro dá ao atleta 400 pontos no ranking mundial.

Fonte: Socorro Cruz