Sarah Menezes é bicampeã mundial júnior de judô

Assim, a jovem ginasta de 19 anos repetiu a conquista do ano passado, quando faturou o título da categoria até 48kg

A piauiense Sarah Menezes entrou nesta quinta-feira para a história do judô brasileiro. Em Paris, na França, ela ganhou o bicampeonato mundial júnior, um feito inédito para o Brasil. Assim, a jovem ginasta de 19 anos repetiu a conquista do ano passado, quando faturou o título da categoria até 48kg em Bangcoc, na Tailândia.

"Fico muito feliz por tudo o que aconteceu. Eu abro mão de muita coisa para subir no alto de um pódio e, quando se tem uma medalha como esta, se entende o quanto valeu a pena. Este bicampeonato vai ficar para sempre marcado na minha vida, principalmente por entrar na história do judô brasileiro", afirmou Sarah.

Para conquistar o título em Paris, Sarah venceu quatro lutas. Na estreia, deu um ippon na egípcia Mahetab El Adawy. Depois, ganhou da sul-coreana Mi-Ri Kin no golden score. Aí, já na semifinal, derrotou a norte-americana Katelyn Bouyssou com mais um ippon. E na final, aplicou um wazari para bater a japonesa Hiromi Endo.

RESULTADOS

Sarah foi a única judoca a impedir a hegemonia japonesa no primeiro dia do Mundial de Paris. As outras três medalhas de ouro disputadas nesta quinta-feira foram para o Japão: Tomoka Yomogita (até 44kg), Toru Shishime (até 55kg) e Hirofumi Yamamoto (até 60kg).

O Brasil teve a participação de mais dois judocas nesta quinta-feira. Felipe Vieira (até 60kg) foi eliminado nas oitavas de final, enquanto Raphael Minoru chegou a disputar a medalha de bronze na categoria até 55kg, mas ele perdeu para o polonês Lukasz Kielbasinski e terminou com a quinta colocação.

Fonte: Estadão, www.estadao.com.br