Sarah Menezes é bronze em Baku e soma pontos no ranking

Sarah Menezes é bronze em Baku e soma pontos no ranking

Judoca piauiense vai ao pódio na competição no Azerbaijão, neste sábado

Sarah Menezes deu um grande passo rumo aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na madrugada deste sábado (horário de Brasília), a piauiense ficou com o bronze no IJF Master, evento da Federação Internacional de Judô que reúne os 16 melhores judocas do mundo, em Baku, no Azerbaijão, e somou mais 160 pontos no ranking da categoria até 48kg.

Sarah Menezes na luta de judôSarah Menezes levou o bronze em Baku (Foto: Divulgação / CBJ)

A competição em Baku é a que mais distribui pontos para o ranking depois das Olimpíadas e do Campeonato Mundial. Atualmente, Sarah ocupa a quinta posição na lista da federação.

Sarah Menezes estreou no Masters de Baku nas quartas de final após ficar de bye na primeira rodada. Ela derrotou a mongol Urantsetseg Munkhbat por ippon. Na semifinal, acabou derrotada por ippon pela japonesa Haruna Asami, número 2 do ranking.

Com a medalha de bronze, Sarah Menezes abre a temporada no mesmo lugar do pódio em que terminou o ano de 2010. Há cerca de um mês a brasileira ficou na terceira colocação no Grand Slam de Tóquio, no Japão.

O vice-campeão mundial Leandro Cunha (66kg) ficou com a quinta colocação no Master ao ser derrotado nas quartas de final pelo espanhol Sugoi Uriarte por yuko. Na primeira luta, o brasileiro venceu o ucraniano Serhiy Drebot por wazari.

Os demais brasileiros que lutaram neste sábado não conseguiram avançar na competição. No feminino, Érika Miranda (52kg) foi derrotada por ippon pela japonesa Misato Nakamura, líder do ranking mundial, medalhista olímpica e campeã mundial. Já Felipe Kitadai (60kg) foi superado por ippon pelo mongol Boldbaatar Chimed-Yondon, enquanto Bruno Mendonça (73kg) perdeu por ippon para o hungaro Attila Ungvari.

Neste domingo, entram no tatame Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Daniel Hernandes (+100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg).

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com