Técnico Joel Santana estréia no Botafogo

Treinador reclama que não teve tempo de treinar o time, que ainda não está confirmado

A estreia do técnico Joel Santana é a grande atração do Botafogo na partida deste sábado (30), às 17 horas, no Engenhão, na abertura da quinta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Contratado para substituir Estevam Soares, Joel assistiu de uma cabine à vitória sobre o Tigres no meio de semana e vai comandar a equipe do banco de reservas pela primeira vez.

O Botafogo é o terceiro colocado do Grupo B, com nove pontos, e precisa vencer para manter suas possibilidades de chegar às semifinais. Já o América, que vem fazendo uma campanha muito irregular, com apenas uma vitória, soma quatro pontos e ocupa o quarto lugar da chave.

Depois de reclamar do pouco tempo para treinar no Botafogo, Joel Santana também teve que conviver com desfalques importantes para armar a equipe. O goleiro Jéfferson machucou a perna na partida com o Tigres e será substituído por Renan. Já o volante Leandro Guerreiro foi expulso no último jogo, enquanto Fahel recebeu o terceiro cartão amarelo.

O comandante alvinegro prometeu anunciar o time na hora do jogo, mas tudo indica que Somália será o escolhido para substituir Leandro Guerreiro, enquanto Diguinho e Eduardo disputam a vaga de Fahel. O resto do time deve ser o mesmo que disputou a última partida, já que o lateral Jancarlos, recentemente contratado, ainda não tem condições de jogo.

No América, o técnico Bebeto está pedindo mais um pouco de paciência à torcida, que vaiou o time depois do empate com o Resende. O treinador explicou que o grupo é jovem e está sendo montado durante a competição, mas que ainda dará grandes alegrias. Na última quinta-feira (28), o técnico observou o jogo-treino que a equipe reserva disputou contra o Interclube, que disputa a primeira divisão de Angola. O América venceu por 1 a 0 e, segundo Bebeto, reafirmou a sua confiança na força do elenco.

Bebeto acredita que o jogo contra o Botafogo ganhou mais dificuldade porque vai representar a estreia de um novo técnico no adversário.

- Um novo treinador sempre motiva o grupo e Joel sabe tudo de futebol, mas vamos encarar o Botafogo sem medo.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X AMÉRICA

BOTAFOGO: Renan; Alessandro, Antonio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro; Somália, Diguinho (Eduardo), Renato e Lúcio Flávio; Herrera e Loco Abreu.

Técnico: Joel Santana

AMÉRICA: Roberto; Claudemir, Ciro, Evandro e Gerson; Júnior, Mael, Osmar e Jones Carioca; Adriano e Daniel Morais.

Técnico: Bebeto

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 30 de janeiro de 2010

Horário: 17 horas (de Brasília)

Árbitro: Luis Antonio Silva Santos (RJ)

Assistentes: Daniel Parro e Rodrigo Correa (ambos do RJ)

Fonte: R7, www.r7.com