Teresina receberá Museu Itinerante das Olimpíadas

Grande estrutura chegará em carretas com acervo físico e digital

Teresina receberá nos dias 05 e 06 de junho o “Museu Itinerante Se Prepara Brasil”. Uma grandiosa estrutura, que chegará em carretas contendo um pouco da história das Olimpíadas e Paraolimpíadas em um acervo físico e digital. Toda estrutura será montada na Praça Pedro II, região central da capital e onde todos os visitantes poderão deleitar–se no mundo do esporte.

O “Se Prepara Brasil” é um projeto que traz muita informação, entretenimento e conteúdo exclusivo. Um jeito impactante e atrativo de levar um pouco dos Jogos para quem não poderá ir até o Rio de Janeiro, deixando um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro dos nossos esportes.

Desde a ideia até a concepção, o projeto demorou um ano para ficar pronto, terá sua execução realizada pela primeira vez no Brasil e poderá proporcionar ao público o acesso gratuito às peças do acervo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Rio 2016 e do The Olympic Museum, da Suíça. Ele é idealizado pelo Bradesco Seguros, patrocinador oficial das Olimpíadas Rio 2016, e da Agência Gael.

Duas carretas foram transformadas em museus e estão circulando o Brasil desde 30 de Abril. Percorrerão cerca de 33 mil quilômetros, mais de 46 cidades, totalizando 245 dias e 172 ações ao público. A expectativa é de mil pessoas por dia em cada cidade que sediar o museu. Em Teresina a expectativa é de que supere a estimativa da caravana.

O conteúdo presente na carreta está dividido em cinco subtemas que abordarão a História das Olimpíadas, Esportes Olímpicos, Brasil Olímpico, Curiosidades Olímpicas e Rio 2016.  Além do mais, terá material digital interativo que mostra as Tochas Olímpicas, clipe com fotos de todas as cerimônias de abertura, álbum digital com imagens das competições de todas as Olimpíadas da era moderna, assim como réplicas das medalhas e mascotes, cartazes e muito mais.

O projeto faz parte das festividades que antecedem a chegada da Chama Olímpica em Teresina no dia 10 de Junho. A proposta é que seja um dos eventos mais bonitos da capital, já que o mesmo está sendo preparado por uma grande força tarefa que envolve os órgãos Federais, Estaduais e Municipais, que vem trabalhando juntos a fim de promover uma grande festa.


Representação digital do museu (Crédito: Reprodução)
Representação digital do museu (Crédito: Reprodução)


Fonte: Portal Meio Norte