Teresina terá primeira Pista Olímpica de Bicicross do Nordeste

Pista Olímpica de Bicicross será na zona Sudeste de Teresina

Teresina se destaca como a única capital do Nordeste com uma Pista Olímpica de Bicicross BMX. Ela será construída na Avenida General João Campelo R. Lima, no bairro Gurupi, zona Sudeste da capital.

Esta ação valorizará ainda mais o esporte, que já é praticado no Piauí e tem destaque nacional. Com os Jogos Rio-2016, as expectativas são ainda maiores.

O processo de licitação será aberto amanhã (23), onde será decidida a contratação da empresa que se responsabilizará em executar a obra. Os trâmites estão sob responsabilidade da Comissão Permanente de Licitação Obras III, da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA).

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) será a responsável pela obra, e o clima de otimismo com a vinda de uma estrutura inédita em nível regional é grande.

“Estamos muito otimistas com a nova pista, pois vai valorizar o esporte, que já é praticado no Piauí. Queremos ter a possibilidade de sediar eventos nacionais”, afirma o secretário Galba Coelho.

O valor da obra é estimado em R$ 1.361.094,61, com recursos oriundos do Governo Estadual, através de recursos oriundos do Governo Federal, através do Ministério dos Esportes, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Teresina. Esta obra será construída para receber seleções de outros países, que vão treinar e se adaptar ao clima brasileiro no Jogos Rio-2016.

A pista terá estrutura que possibilitará tanto a prática espotiva, quanto o nascimento de novos talentos no Bicicross. “Esta será a primeira das seis pistas construídas no Brasil.

Serão 400 metros de pista, e ao lado dela terá uma pista de iniciação, que poderemos fazer escolinhas e trazer a comunidade para a prática esportiva”, aponta Galba.

Empresas interessadas podem retirar edital

Segundo informações da SEMA, as empresas interessadas em concorrer à licitação de construção da Pista Olímpica de Bicicross BMX deverão apresentar o comprovante de depósito no valor de R$ 40, recolhido junto ao Banco do Brasil, em favor da Prefeitura de Teresina (Conta Corrente 7557-4/ Agência 3791-5). A apresentação do documento permitirá que a empresa tenha acesso ao edital.

A Comissão Permanente de Licitação da Sema informa também que não serão aceitos comprovantes de depósitos bancários realizados através de envelopes de autoatendimento, depósitos eletrônicos, nem pela internet e com data anterior à publicação do edital. Para concorrer, é necessário estar atento aos trâmites.

Quando concluso o processo licitatório, a empresa que ganhar o direito de construção terá o prazo de 120 dias para finalizar os trabalhos. Este período de tempo começa a ser contado a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve acontecer em breve.

Esporte é destaque no Brasil e exterior

O Bicicross, ou BMX, é uma prática que já existe na capital, com expedições no interior do Piauí e outros Estados no Nordeste. Porém, a prática, originalmente surgiu na Europa, na década de 50, e se popularizou na Califórnia na década de 60.

No final dos anos 70, o freestyle tomou conta do esporte e o deixou ainda mais aberto: as manobras aconteciam em piscinas e parques de skate, fora da areia. Mas, tradicionalmente, o esporte é para se sujar de lama e barro, com manobras impressionantes. Os pioneiros do esporte foram Bob Haro, R.L. Osbourn, Woody Itson, Mike Dominguez e Martin Aparijo.

Fonte: Carolina Durães e Lucrécio Arrais