Vasco supera Volta Redonda e garante 1º lugar no Carioca

O resultado deixa o Vasco com 18 pontos após seis jogos disputados

O Vasco segue com campanha irretocável no Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira, em partida válida pela quinta rodada do Grupo B da Taça Guanabara (primeiro turno), o clube venceu o Volta Redonda por 3 a 0 no Estádio de São Januário e garantiu a primeira colocação da chave. O atacante Alecsandro brilhou mais uma vez e, assim como no clássico contra o Fluminense no último domingo, marcou dois gols.

O resultado deixa o Vasco com 18 pontos após seis jogos disputados. Como falta apenas uma rodada para o término da Taça Guanabara, o clube de São Januário não pode mais ser alcançado pelo Boavista, segundo colocado, que tem 11. Já o Volta Redonda permanece com 10 pontos e pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que joga contra o Americano no Godofredo Cruz.

Na última rodada do Grupo B desta Taça Guanabara, o Vasco cumpre tabela contra o Boavista, neste sábado, às 19h (de Brasília), no Engenhão. O Volta Redonda, ainda com chances de obter vaga nas semifinais do primeiro turno do Estadual do Rio, recebe o Friburguense no Raulino de Oliveira. Os dois clubes têm 10 pontos e fazem confronto direto por uma vaga, caso o Boavista tropece diante do próprio Vasco.

Mesmo já classificado à semifinal e a um ponto de garantir a primeira posição do grupo, o time cruzmaltino partiu para cima do Volta Redonda para tentar a sexta vitória seguida na Taça Guanabara. A primeira chance da partida, no entanto, foi dos visitantes. Aos 5min, Marquinhos cruzou bem, Robson desviou de letra e Prass tocou para fora. A bola ainda bateu na trave antes de sair. Mesmo com o susto, os vascaínos trocavam curtos passes e mantinham a posse de bola.

Aos 14min, a primeira grande chance do Vasco terminou em gol. Fellipe Bastos entrou na área pela direita e cruzou. O goleiro Douglas desviou mal na primeira trave e Alecsandro, livre, abriu o placar para o time da Colina. Dois minutos depois, o time da casa já conseguiu ampliar. Willian Barbio recebeu ótimo passe de Alecsandro, avançou livre e tocou por baixo das pernas do goleiro Douglas. Este foi o primeiro gol do jovem com a camisa do Vasco.

O Volta Redonda tentou se reorganizar na partida. Aos 29min, Prass salvou o Vasco após chute de Glauber. Porém, novamente tocando bem a bola, o Vasco conseguiu aumentar a vantagem. Aos 37min, Bernardo acertou um belo passe para Thiago Feltri. O lateral entrou na área e foi empurrado por Robson. O juiz assinalou a penalidade máxima para.

Alecsandro cobrou no canto direito de Douglas, rente à trave, e fez o terceiro para os mandantes. Este foi o oitavo gol em sete partidas do jogador em 2012. No último lance da primeira etapa, Alecsandro tentou aproveitar uma bola dentro da área do rival e caiu ao ser tocado por Robson. O camisa 9 pediu o pênalti, mas Marcelo Pacheco mandou a jogada seguir.

Vasco se poupa e apenas administra a vantagem

A segunda etapa começou de maneira mais lenta. Na primeira chegada do Vasco, aos 5min, Juninho Pernambucano bateu falta na barreira adversária. O Volta Redonda respondeu aos 11min, também em cobrança de tiro livre direto. Rodrigo Thiesen chutou, a bola desviou na barreira e passou perto do travessão de Fernando Prass.

O Vasco trocava curtos passes, mantinha a posse de bola, sem pressa alguma. Sem opção, o Volta Redonda passou a cruzar bolas na área vascaína. Aos 30min, Murilo levantou na área e Dedé cortou de cabeça. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Rafael Granja alçar na grande área em cobrança de falta pela meia esquerda. Desta vez, Max - que entrara no lugar de Thiago Feltri -, cortou e afastou o perigo mais uma vez.

Aos 37min, o Volta Redonda perdeu uma excelente chance para descontar. Tiago Costa cruzou para Jhonnattann, que recuou já na linha de fundo mas não encontra nenhum jogador da equipe dentro da área. Sem inspiração, a equipe visitante esbarrou na marcação do Vasco. O time da casa, por sua vez, tocou a bola e esperou o apito final para comemorar mais uma vitória neste Campeonato Carioca.


Vasco supera Volta Redonda e garante 1º lugar no Carioca

Fonte: Terra