Veja como fica a reta final dos principais estaduais pelo Brasil

Veja como fica a reta final dos principais estaduais pelo Brasil

Bangu tirou o Flu da semi na Taça Rio, Guarani joga em casa contra o time de Felipão, e quatro estaduais terão clássicos nas semi-finais

Após cerca de três meses de disputa, os principais campeonatos estaduais do país chegaram no domingo as suas rodadas decisivas. Com um clima de apreensão em alguns lugares e de ?descaso? em outros, algumas surpresas aconteceram, e a fase mata-mata já tem a expectativa de bons jogos espalhados pelo Brasil.

O maior "intruso" está nas semifinais da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Depois de fazer péssima campanha no começo do ano, o Bangu se recuperou, aproveitou o descaso do Fluminense em boa parte dos jogos ­ time já está garantido na grande decisão por ser campeão da Taça Guanabara ­ e avançou à fase decisiva com direito à liderança de seu grupo. As semis da Taça Rio são disputadas em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate.

O Bangu perdeu todas as partidas do primeiro turno. Depois de uma mudança geral, porém, a equipe engrenou, fez 15 pontos no segundo turno e não só se salvou do rebaixamento como também passou às semifinais na frente do Vasco, na liderança do seu grupo. O desafio agora será enfrentar o Botafogo na próxima fase. Já os vascaínos farão o superclássico com o Flamengo do outro lado da chave.

Em São Paulo, tudo na parte da cima da tabela já estava definido há muito tempo. Com os oito classificados conhecidos com duas rodadas de antecipação, os jogos do domingo serviram para montar as quartas de final. E indicar mais dois rebaixados. Mesmo com reservas, o Corinthians contou com um tropeço do São Paulo e terminou como líder da primeira fase. Agora, a equipe de Tite receberá a Ponte Preta, enquanto o time do Morumbi jogará contra o Bragantino, também em casa. As quartas do Paulista serão disputadas em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate.

A maior surpresa acabou ficando por conta do Guarani. Depois de bater o Palmeiras na semana passada, o time campineiro até perdeu para o Botafogo, de Ribeirão Preto, mas acabou com o quarto lugar. O resultado disto tudo: Guarani e Palmeiras voltam a se encontrar nas quartas de final, mas o time do interior ?roubou? a vantagem palmeirense e vai definir a vaga nas semis dentro do Brinco de Ouro.

Para completar as quartas de final do Paulista, o Santos vai receber o Mogi Mirim dentro da Vila Belmiro. No confronto entre os dois na primeira fase, o Mogi aproveitou o time reserva santista, surpreendeu e deu a primeira vitória dos pequenos contra os grandes na competição.

O final de semana que vem ainda terá clássicos espalhados pelas semifinais de três estados do país. Em Minas Gerais, o Cruzeiro suou para vencer o Uberaba, mas passou em segundo e enfrentará o América. O time celeste tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e tem o mando de campo do segundo jogo. Na outra chave, o líder Atlético mede forças com o Tupi.

Em Pernambuco, o domingo foi de ?Clássico das Multidões?. O curioso é que o Sport venceu o Santa Cruz, passou em primeiro e, mesmo assim, terá um duelo com outro arquirrival nas semifinais, o Náutico. Já a equipe tricolor terminou em segundo e fará confronto com o Salgueiro. Tanto o Sport quanto o Santa têm a vantagem de jogar por dois resultados iguais, além de jogar o segundo jogo em casa.

O último clássico será em Goiânia. O Goiás manteve a ponta e terá pela frente o arquirrival Vila Nova, com a vantagem de jogar por dois resultados iguais e decidir em casa. Na outra chave, o vice-líder Atlético vai enfrentar o Crac. A nota negativa, porém, ficou por conta da morte de outro torcedor esmeraldino, que desta vez foi baleado quando estava a caminho do estádio.

PAULISTA - Jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate. Time à esquerda joga em casa

Quartas de final: Corinthians x Ponte Preta

Guarani x Palmeiras

São Paulo x Bragantino

Santos x Mogi Mirim

CARIOCA (Fluminense, campeão do 1º turno, já garantido na decisão) - Jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate. Time à esquerda joga em casa

Semifinais da Taça Rio: Flamengo x Vasco e Bangu x Botafogo

GAÚCHO (Caxias, campeão do 1º turno, já garantido na decisão) - Jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate. Time à esquerda joga em casa

Semifinais da Taça Farroupilha: Internacional x Veranópolis

MINEIRO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa

Semifinais: Atlético x Tupi e Cruzeiro x América

BAIANO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa

Semifinais: Bahia x Vitória da Conquista e Vitória x Feirense

CATARINENSE - time à esquerda decide em casa e tem vantagem em caso de empates em pontos após os dois jogos

Semifinais: Figueirense x Joinville e Chapecoense x Avaí

CEARENSE - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa

Semifinais: Ceará x Tiradentes e Fortaleza x Horizonte

GOIANO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa

Semifinais: Goiás x Vila Nova e Atlético x Crac

PERNAMBUCANO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa

Semifinais: Sport x Náutico e Santa Cruz x Salgueiro

Fonte: ESPN