Juízes de Timon participam de audiência pública na Câmara de Vereadores

Juízes de Timon participam de audiência pública na Câmara de Vereadores

Audiência Pública na Câmara Municipal de Timon | Arquivo Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores do Município de Timon a audiência pública para tratar da problemática dos menores infratores no Município de Timon. A audiência pública foi solicitada pelos juízes da Comarca de Timon, após reunião com a sociedade civil organizada para tratar de segurança pública na comarca no mês de fevereiro/2014 na qual foi exposto pela Dra. Idelzuíte Matos (Delegada Titular da Delegacia do Adolescente Infrator de Timon) a grande dificuldade que Timon tem com a ausência de uma unidade de internação para menores infratores em Timon. Os juízes de Timon, Rogério Monteles da Costa (Diretor do Fórum) e Simeão Pereira e Silva (titular da 4a. Vara Cível) participaram da Audiência Pública.

O Dr. Simeão Pereira e Silva (titular da 4ª Vara, com atribuição para Infância e Juventude) fez uma apresentação da situação dos menores, informando que após a interdição da DAI (Delegacia do Adolescente Infrator de Timon), em outubro/2013, não há mais lugar para o adolescente infrator ficar em Timon até ser transferido para São Luís. Acrescentou que o adolescente tem o direito de cumprir a medida sócio-educativa na sua comunidade, próximo da sua família. Concluiu informando que em algumas oportunidades a vizinha cidade de Teresina/PI chegou a acolher menores infratores de Timon/MA.

O Dr. Eduardo Borges (Titular da Promotoria da Infância e Juventude) fez uso da palavra para dizer que a lei deve espelhar o desejo de uma sociedade e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é uma legislação das mais avançadas, faltando materializar ações e políticas públicas previstas ECA. Acrescentou que Timon é uma cidade muito grande, mas é tratada como interior e que no vazio do Estado a sociedade prega a eliminação (segregação do menor infrator). Concluiu informando que o cenário de vagas para adolescente infrator no Maranhão está em torno de 30 (trinta) vagas na FUNAC e 12 (doze) vagas no Alto da Esperança ? em vias de ser interditado ? e, por fim, informou que há uma sentença proferida em Ação Civil Pública, com trânsito em julgado, obrigado o Estado a regionalizar o cumprimento de medida sócio-educativa e Timon/MA estaria contemplado com a regionalização.

A Dra. Idelzuíte Matos (Delegada Titular da Delegacia do Adolescente Infrator de Timon) falou que não há um tratamento adequado para a medida sócio-educativa do adolescente infrator, daí a necessidade de construção de uma unidade de internação para o adolescente infrator em Timon. Argumentou que a questão deve ser pensada também no âmbito da prevenção e nesse caso as escolas representam papel fundamental, pois devem envolver os alunos e acolher. Concluiu dizendo que o menor infrator de hoje será o interno do Centro de Ressocialização Jorge Vieira (Presídio de Timon), amanhã. Citou o exemplo de que atualmente adultos passaram a utilizar menores para roubos de moto e para venda de droga.

Dr. Giovanni Papini, Promotor de Justiça, fez uso da palavra para sugerir que seja incluído no orçamento estadual a política pública que se quer adotar. Também se manifestaram representantes do CREAS, o Pastor Evaldo, da Assembléia de Deus, os Vereadores Jair (PSB), Raimundo Novaterra (PDT), Dr. Torquato (PR), o Presidente da Câmara de Vereadores Chagas Cigarreiro (PSB) e ainda o Sr. Wellington (líder Comunitário da Vila Cícerro Ferraz) e a Sra. Jaqueline (Pastoral da Mulher).

Como conclusões da audiência ficou deliberado que cópia da ata seria enviado ao juízo onde corre a Ação Civil Pública que ocndenou o Estado do Maranhão a regionalizar as medidas sócio-educativas bem como que seja formada uma comissão composta por representantes do povo (vereadores), representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil para segur de Timon a São Luís para sensibilizar o chefe do Poder Executivo sobre a necessidade da construção de uma unidade de internação para menores infratores em Timon. Fonte: Blog Eliézio Silva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES