Os Estados do Maranhão e do Piauí irão formalizar atendimento a pacientes maranhenses em Brasília

Os Estados do Maranhão e do Piauí irão formalizar atendimento a pacientes maranhenses em Brasília

Reunião com Gestores da Saúde dos Estados do MA e PI | Arquivo Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde e dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Maranhão e do Piauí discutiram nesta terça-feira (28), em reunião conjunta das Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) dos dois Estados, realizada em Teresina, um novo acordo para restabelecer o atendimento de pacientes maranhenses no Estado vizinho. O assunto voltará à pauta nesta quinta-feira (30), em uma reunião a ser realizada no Ministério da Saúde, em Brasília.

" A reunião tem por finalidade discutir um novo acordo para restabelecer o atendimento dos nossos pacientes maranhenses no estado vizinho", enfatizou o Gestor Regional de Saúde, Marco Simão, que já se encontra em Brasília para participar do encontro.

Na terça-feira, 28/1/14, os integrantes das Comissões Intergestores Bipartite (CIBs) dos dois estados se reuniram na Escola Fazendária de Teresina. A reunião contou com a presença de técnicos da Secretaria Estadual do Maranhão; do secretário municipal de saúde de Teresina, Noé Fortes; das presidentes dos Cosems do Maranhão, Iolete Arruda, e do Piauí, Socorro Candeiras, da presidente da CIB do Piauí, Patrícia Batista, do Gestor Regional de Saúde, Marco Simão e de secretários de saúde de municípios maranhenses que fazem fronteira com o Piauí.

Durante o encontro foi criado um grupo condutor - formado por técnicos do Cosems e secretarias estaduais e municipais do Maranhão e Piauí - para definir, no prazo de 40 dias, novos fluxos informatizados para encaminhamentos dos pacientes e discutidas formas de ressarcimento dos atendimentos já prestados pelo Piauí.

Região Interestadual de Saúde

No dia 23 de janeiro, os 39 municípios maranhenses que fazem divisa com o Piauí tiveram atendimento garantido a seus pacientes no estado vizinho com o redirecionamento do teto financeiro da alta complexidade para custear tratamentos na rede pública piauiense com a intermediação da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES). A resolução foi aprovada em reunião ocorrida com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB/MA), realizada em São Luís. (Ascom Secretaria de Saúde).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES