Apresentado Projeto de Lei que exige advogado no inquérito policial

Apresentado Projeto de Lei que exige advogado no inquérito policial

Presidente Nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho com o Deputado Arnaldo Faria | ugenio Novaes/CFOAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasília ? A pedido da OAB Nacional, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá apresentou o Projeto de Lei (6705/2013) que estabelece a obrigatoriedade da presença do advogado no inquérito policial.

Para o presidente nacional da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ?não há espaço, no estado democrático de direito, para a existência de ato estatal inquisitorial. Assegurar um contraditório mínimo é essencial para evitar erros, injustiças e abusos?.

O advogado é indispensável à proteção dos direitos do cidadão, assim o diz a Constituição Federal. ?O advogado é a voz constitucional do cidadão brasileiro. Sem a sua obrigatória presença no inquérito, o cidadão fica desguarnecido, diminuído, perante a forca do Estado?, aludiu o presidente nacional da OAB.

O Projeto de Lei já possui apoio declarado do Presidente da Câmara dos Deputados, do presidente do Senado, do Ministro da Justiça e das Associações de Delegados.

?Procuramos dialogar com os principais protagonistas da tramitação desta matéria antes de apresentá-la. Será uma vitória da cidadania brasileira?, concluiu o presidente nacional da OAB. As informações são do portal do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES