1º Seminário de Jornalismo será realizado nesta quarta-feira (29)

Com o tema “Formação, Estágio e Atuação Sindical”, a atividade iniciará a partir das 18:30h

Reunir profissionais e acadêmicos de Jornalismo em um só lugar é uma das propostas do 1º Seminário ?Jornalismo em Debate?, que acontecerá nesta quarta-feira (29) no auditório da Faculdade Ceut.

Com o tema ?Formação, Estágio e Atuação Sindical?, a atividade iniciará a partir das 18:30h. Através do Seminário, os alunos conheceram as experiências e as dificuldades enfrentadas pelos seguintes profissionais: José Olímpio, presidente do Sindicato dos Jornalistas; Rômulo Maia, jornalista; Paulo Fernando, professor do curso de Jornalismo da UFPI; Cristiane Portela, professora de Jornalismo da Faculdade Ceut.

Em relação ao estágio, um dos assuntos propostos para o debate, o egresso da Faculdade, Thiago Mendes, afirma que é fundamental para o acadêmico estagiar durante sua formação, porque só assim ele estará mais qualificado para o mercado de trabalho. ?O estágio é importante na vida do estudante. É através do estágio que ele vai conhecer as dificuldades do mercado e descobrir se aquilo é o que ele pretende fazer quando concluir o curso?, disse. ?Você aprende em teoria na faculdade, e na prática no estágio. Nunca tive um ídolo no jornalismo. Sempre tentei pegar o melhor daqueles com quem eu convivi ou li algo sobre?, enfatizou Wenner Tito, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí.

Outra proposta do Seminário é aproximar os acadêmicos do Sindicato dos Jornalistas. Além de ser uma oportunidade dos alunos conhecerem os direitos e deveres do profissional de comunicação. Para a aluna do 3º período do curso de Jornalismo, Raissa Carvalho, o Seminário permitirá que ela conheça uma área que ela ainda desconhece: o Sindicato dos Jornalistas do Piauí.

Ainda segundo Mendes, a faculdade é um espaço importante no desenvolvimento do acadêmico como profissional. ?Como um todo eu diria que a faculdade foi importante para desenvolver e aprimorar a minha comunicação com as pessoas, tanto na área pessoal como profissional. Além de aprender várias técnicas especificas da profissão que são essenciais. Você se torna um profissional mais completo?, finalizou.

Fonte: Portal Meio Norte