10 mil pessoas serão atendidas pela Justiça Itinerante

Estão sendo atendidas causas de natureza consensual e que independam de audiência.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase 10 mil atendimentos na área de serviços judiciais e extrajudiciais devem ser realizados esta semana em Teresina, através do projeto Cidadania Ativa.

O Projeto desenvolverá ações que visam promover o acesso a direitos e garantias sociais atendendo um público que se encontra em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Estão sendo atendidas causas de natureza consensual e que independam de audiência. Esses são processos que, apesar de simples, levam no mínimo um ano para serem julgados na Justiça comum. Já com a Justiça Itinerante o prazo é de um dia.

"Quando as pessoas ajuízam a ação pela manhã e no final da tarde ela já foi julgada. A celeridade é o ponto alto da Justiça Itinerante", disse a juíza de Direito do projeto, Maria Célia Lima Lúcio.

Os serviços são gratuitos e voltados para toda a população, tanto de Teresina como de outros municípios e até de outros Estados. O único que requer o pagamento de uma taxa é o exame de DNA, que é realizado em um laboratório e tem seu resultado entregue em 30 dias.

O púbico alvo do projeto é constituído por crianças, adolescentes, jovens e adultos sem documentos civis, pessoas portadoras de deficiência e idosos vítimas de exclusão social, mulheres vítimas de violência, comunidades quilombolas, conselheiros municipais, adolescentes e jovens das redes pública e privada de ensino.

Estão sendo oferecidos à população serviços sociais como: Expedição de documentos (Carteira de Identidade, Alistamento Militar, Registro de Nascimento e Carteira de Trabalho), oficina da beleza, informações sobre programas sociais e avaliação nutricional.

O projeto se caracteriza por percorrer bairros da cidade, para levar os serviços para próximo da população. Uma nova edição do projeto já está sendo planejada e deverá acontecer no mês de setembro, na sede do próprio Tribunal de Justiça do Piauí. Dessa vez, segundo a secretária geral do Justiça Itinerante, Rachel Sepúlveda Waquim, serão oferecidos apenas serviços judiciais.

Os interessados poderão comparecer de 24 a 27 de julho, no Centro de Formação São José Operário (Vila Operária) e resolver suas pendências judiciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES