Uespi opta por destinar suas vagas para o Enem

Uespi opta por destinar suas vagas para o Enem

Segundo Daniel Solón, antes da decisão foi pedido para que a reunião fosse adiada para o dia 30 de março

A Universidade Estadual do Piauí irá aderir, a partir desse ano, ao Sistema Integrado de Seleção Unificado (Sisu). Com isso as vagas da instituição serão destinadas a alunos selecionados através das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. A decisão foi tomada na manhã de hoje, durante reunião do Conselho Universitário.

Segundo o presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos, da Universidade Estadual do Piauí (NUCEPE), Francisco Canindé, ainda não foi decido o percentual das vagas a serem destinados aos alunos aprovados no Enem. ?Vamos marcar uma nova reunião para decidir de que forma será essa adesão, qual o percentual das vagas a ser destinado ao Enem?, disse ele ao meionorte.com hoje(29). Ele acrescentou que a proposta da reitoria da Uespi é que 100% das vagas sejam destinadas aos alunos que prestam o exame.

De acordo com Daniel Solón, antes da decisão foi pedido para que a reunião fosse adiada para o dia 30 de março, na tentativa de sanar algumas lacunas apresentadas, mas o pedido foi negado. ?Existem alguns problemas nessa decisão. Primeiro para se votar um projeto na Uespi, deve ter um processo e nesse caso não existia. Sem o processo, nós não tínhamos como analisar a proposta com antecedência, além disso, não houve discussão com a comunidade?, reclamou o representante dos professores na reunião.

No ano passado, o Conselho Universitário também se reuniu para discutir o assunto, mas mediante pressão de alunos que eram contra a adesão, a discussão foi adiada para 2012.

O representante dos alunos, José Valmir Macedo, também é contra a adesão da instituição ao Enem. ?É complicado a Uespi aderir ao exame, pois a instituição não tem condições de receber alunos de fora. Eu não sou de Teresina e tenho que me virar junto com a minha família para me manter aqui, pois a instituição não oferece residência universitária e nem restaurante universitário aos alunos que necessitam?, pontuou.

No entanto, segundo Canindé, a decisão já foi tomada e não é possível voltar atras. Com isso, todas as instituições superiores públicas do estado passam a adotar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A Universidade Federal do Piauí e o Instituto Federal do Piauí já selecionam seus alunos através do Enem.

Fonte: Pollyana Carvalho