11 feriados nacionais caem em dia de semana no ano de 2009. Veja!

Por causa do grande número de folgas nos dias úteis, Brasil pode perder até 5% do PIB

Pode marcar na agenda: 2009 terá 11 feriadões. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro já fez até as contas. Por causa do grande número de folgas nos dias úteis, o Brasil pode perder até 5% do PIB, a soma de tudo que é produzido por nossa economia. Mas para alguns setores, é sempre bom lembrar que feriado significa também ganhar dinheiro.

O feriado do réveillon mal passou e já tem gente esperando as próximas folgas. No ano passado, quatro dos 12 feriados nacionais caíram em finais de semana. Em 2009, será diferente. Onze feriados nacionais, fora os estaduais e municipais, serão em dias úteis. Alguns na terça ou na quinta-feira, com direito à esticada até o final de semana. ?Um feriadinho desses dá para dar uma esticada e uma descansada no meio do ano?, comemora o jornalista Diógenes Botelho.

Mas nem todos comemoram. A indústria teme queda nas vendas. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro fez o cálculo e estima que o país terá um prejuízo de R$ 150 bilhões no ano. ?Para o setor industrial, é péssimo, porque interrompe o processo de produção?, comenta o presidente da Federação da Indústria de Brasília, Antônio Rocha.

O economista Roberto Piscitelli acredita que os feriados poderiam ser transferidos para sextas ou segundas, mas lembra que, se alguns setores perdem, outros se beneficiam com as folgas longas. ?São as áreas de turismo, lazer, restaurantes. Essas atividades são até aquecidas com os feriados?, diz ele.

Dos 11 feriados nacionais, apenas um cairá no domingo: o de 15 de novembro, a proclamação da República. Este não vai dar para emendar.

Fonte: g1, www.g1.com.br