THE: Parada da Diversidade foi a melhor já realizada

Marinalva Santana,coordenadora do grupo Matizes e organizadora do encontro diz que esta deve ser a maior e melhor Parada da Diversidade já realizada

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Milhares de pessoas se reuniram neste domingo (25) durante a 12ª Parada da Diversidade. O evento é um dos mais aguardados no calendário teresinense e ponto alto da luta pelo respeito à diversas formas de amar e de viver do Piauí. A concentração teve início na Potycabana às 16 horas e a caminhada partiu em direção à Ponte Estaiada às 17h, onde foi montada toda a estrutura para a principal atração da noite, o show da estrela baiana Daniela Mercury, além de bandas e Djs locais.

Marinalva Santana, coordenadora do grupo Matizes e organizadora do encontro afirma que esta deve ser a maior e melhor Parada da Diversidade já realizada, pela maturidade e reconhecimento que o evento ganha a cada edição. ?Esta promete ser a melhor, não apenas pela presença da Daniella Mercury, que é uma estrela internacional, e de excelentes artistas locais, mas por este evento ser também uma forma de protesto contra todos os tipos de discriminação?,ressalta.

O participante Marcio de Sousa destaca que o evento é de extrema importância não apenas pelo investimento na estrura física, mas como um símbolo de luta por direitos. ?Este evento é indispensável para que as pessoas vejam que nós, gays, somos do bem, que temos e merecemos um lugar na sociedade?.

O processo de organização começou em dezembro de 2012 e reuniu uma estrutura para oferecer o máximo de conforto aos participantes. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas passaram pelos locais e exibiram a diversidade de ser, de vestir e protestar. A estrutura completa contou com, quatro trios elétricos, 70 policiais militares , segurança particular contratada pelo evento, reforço da SDU Leste e da Strans, uma unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e duas motolâncias do SAMU, além de 20 banheiros químicos e cerca de 100 pontos de vendas para lanches e bebidas.

Assim como em edições anteriores, o local também foi oportunidade para ações educativas e promoção da saúde. Estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Piauí aproveitaram o momento para levar informação e prevenção. A Blitz da Prevenção levou mais de 20 mil preservativos masculinos e muita disposição para ajudar, de acordo com a estudantes Emanuelle Rocha que faz parte do grupo. ?Além dos preservativos, nós entregamos informativos e nos disponibilizamos para orientar sobre todas as formas de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis para quem precisar?.

A Fundação Municipal de Saúde montou um estande para orientação dos participantes e distribuição de quase 25 mil preservativos para os públicos femininos e masculinos, além de orientações sobre as formas de utilização das camisinhas e informação sobre os serviços de saúde disponíveis no centros de saúde.

Fotos Moises Saba



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES