13 tartarugas encalhadas em 78 km de praia ao longo do litoral do Piauí e Maranhão

13 tartarugas encalhadas em 78 km de praia ao longo do litoral do Piauí e Maranhão

Os encalhes de tartarugas mortas ao longo da costa brasileira são comuns principalmente da espécie conhecida popularmente como tartaruga-verde

Neste sábado a equipe do projeto Biomade que tem patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental percorreu 78 km de praia fazendo monitoramento com o objetivo de registrar as ocorrências de encalhes ao longo do litoral piauiense e na Ilha dos Poldros no estado do Maranhão (MA). Durante a atividade foram registrados 13 exemplares de tartarugas mortas, em estado avançado de decomposição.

Os encalhes de tartarugas mortas ao longo da costa brasileira são comuns principalmente da espécie conhecida popularmente como tartaruga-verde (Chelonia mydas). Esta espécie é muito vulnerável as ações humanas tendo em vista que assume hábitos costeiros, ficando mais suscetível aos fatores que comprometem a sua sobrevivência, como: colisão com barco, emalhe com redes de pesca, poluição dos mares e ingestão de resíduos (plásticos).


13 tartarugas encalhadas em 78 km de praia

As tartarugas marinhas, assim como outros grupos de animais, refletem variações ecológicas espaciais e temporais, o que as tornam boas candidatas a ?sentinelas? das mudanças no ambiente marinho. A coleta sistemática dos dados de encalhes de animais marinhos como um todo, podem fornecer informações biológicas úteis para as propostas de conservação e manejo das espécies deste ambiente.

?Este trabalho de monitoramento vem sendo realizado sistematicamente desde 2011, quando contamos com o primeiro patrocínio da Petrobras, e como a proposta do projeto Biomade é mais abrangente, tanto em espécies como em área de atuação, esse tipo de atividade será realizado com mais frequência? afirmou o coordenador geral Mário Neto.


13 tartarugas encalhadas em 78 km de praia

Sobre encalhe: Conceitua-se encalhes como todo evento no qual um animal vem até a área da praia, vivo ou morto, e não apresenta condições de voltar à agua do mar.

Coordenação de Comunicação

Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade

www.biomade.org.br

(86)9903-6733/ 9487-7002

Fonte: Portal do Catita