29 municípios do Piauí já ultrapassaram os 95% da população recenseada

Esse dado indica que o andamento das atividades de contagem populacional no estado se desenvolvem da melhor forma

Já são 29, o número de municípios piauienses que ultrapassaram os 95% da população recenseada. Esse dado indica que o andamento das atividades de contagem populacional no estado se desenvolvem da melhor forma possível. Com esses elevados índices essas cidades já caminham para ultrapassar o número populacional estimado. Esses valores são calculados com base em estimativas feitas em 2009 para população e domicílios ocupados. A média de todos os municípios do estado é de 81%.

A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que esses 29 municípios, assim como outros que já atingem mais de 80% de pessoas recenseadas possam ter um registro no crescimento populacional. ?Esse crescimento vegetativo já era esperado e confirma a tendência da população piauiense de um crescimento a cada ano?, declara o chefe do setor de informação do IBGE no Piauí, Pedro Soares. Ele diz ainda que mesmo com a confirmação do crescimento, este tem sido menor a cada contagem.

Pedro aponta que essa redução nos índices de crescimento, se deve à vários fatores, mas relata que o principal deles é o número de filhos por mulher, e que este tem caído. ?Em um curto espaço de tempo a média de nascimento por mulheres no Piauí, alcançara os mesmos índices da região sul que é de menos de um filho por mulher?, comenta o técnico. Mesmo com essas redução no número de filhos por mulher os municípios piauienses terão sensível crescimento.

Na contagem, são avaliados ainda os índices de migração. No entanto o IBGE aponta que esse aumento é incipiente. ?O Piauí não tem tradição de atrair muitos migrantes, por isso quase todo crescimento é devido aos índices vegetativos?, considera Soares. Pedro alerta ainda que muitos municípios poderiam estar com percentuais melhores, mas existe uma dificuldade em transferir as informações para o banco de dados do instituto. Isso porque existe uma dificuldade com o tamanho dos arquivos e a internet em muitos municípios.

Os municípios que já ultrapassaram os 95 % da população recenseada são: Agricolândia, Agua Branca, Alvorada do Gurguéia, Barra D"Alcântara, Brejo do Piauí, Buriti dos Lopes, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Coronel José Dias, Curralinhos, Guadalupe, Guaribas, Hugo Napoleão, Ilha Grande, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Piauí, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Murici dos Portelas, Novo Oriente do Piauí, Pedro laurentino, Redenção do Gurguéia, Santa Rosa do Piauí, São Francisco do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João do Piauí, São José do Piauí e Taque do Piauí. (T.T.)

Fonte: Thays Teixeira - Jornal Meio Norte