32 salas de vacina estarão abertas neste sábado no “Dia D” em THE

Em Teresina, 32 salas de vacina estarão abertas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Amanhã (12) é o Dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe. Em Teresina, 32 salas de vacina estarão abertas para garantir a imunização daqueles que se encontram no público-alvo da campanha. A abertura oficial será no Centro Pedro Arrupe, a partir das 8h.

“Seis hospitais e 26 Unidades Básicas de Saúde, nas quatro zonas da cidade, estarão abertos até às 17h, com isso esperamos atender bem a população”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. A meta da FMS para a capital é que 193.527 pessoas sejam imunizadas até o fim da campanha, no dia 1º de junho.

O público alvo da campanha contra a gripe é formado por pessoas maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais. A população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também precisam se vacinar.

“Os portadores de doenças crônicas devem apresentar uma prescrição médica datada de 2018 no ato da vacinação”, alerta Amariles Borba. Se ele for cadastrado em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), basta se dirigir ao posto em que está cadastrado para receber a vacina. Se o local de atendimento não possuir um posto de vacinação, o paciente deve buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada. Já os professores devem levar um contracheque para garantir sua dose.

A vacina protege contra os vírus influenza A cepa H1N1, A cepa H2N3 e influenza B. “Estes foram os vírus mais frequentes nas síndromes gripais encontrados no hemisfério Sul no ano de 2017”, comenta Amariles Borba. As doses são seguras, constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contém vírus novos e não causam a doença. “A vacina da gripe leva de 13 a 15 dias para garantir o benefício amplo ao nosso corpo”, diz a diretora.

Confira abaixo os locais de vacinação:

ZONA NORTE

UBS Cecy Fortes

UBS Santa Maria da Copidi

UBS Adelino Matos

UBS Poty Velho

Hospital da Primavera

UBS Antônio Noronha

Hospital do Buenos Aires

UBS Cidade Verde

UBS Jacinta Andrade I

 

ZONA LESTE

UBS Piçarreira

UBS Vila Bandeirante

UBS Santa Bárbara

UBS Planalto Uruguai

Hospital do Satélite

UBS Planalto Ininga

UBS Taquari

 

ZONA SUDESTE

UBS Renascença

UBS Todos os Santos

UBS Alto da Ressurreição

Hospital do Dirceu

UBS São João

UBS Nossa Senhora da Guia

UBS Dr. Carlos Alberto

 

ZONA SUL

UBS Saci

UBS Irmã Dulce

UBS Cristo Rei

UBS Vila da Paz

UBS Vamos Ver o Sol

Hospital do Parque Piauí

Hospital do Promorar

Centro Pedro Arrupe

UBS Portal da Alegria



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES