500 detentos farão Pronatec dentro dos presídios no Piauí

Iniciativa é um projeto educacional que vai priorizar a conclusão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 500 detentos piauienses poderão continuar os estudos dentro dos presídios. A iniciativa é um projeto educacional que vai priorizar a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio dos detentos. A parceria acontece através de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto será implantado por meio da mediação tecnológica, ou seja, debates e discussões de aprendizagem social envolvendo a investigação de um determinado tema usando a tecnologia. A elaboração conta com a participação da Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria da Justiça (Sejus).

No primeiro momento, os cursos estão sendo escolhidos de acordo com a demanda nos presídios, além do levantamento dos cursos os quais os detentos têm mais interesse. A penitenciária Major César será a primeira a receber os cursos.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que, além da capacitação através do EJA e Pronatec, o público-alvo terá algo a mais. “Teremos outras parcerias com a Secretaria de Trabalho, pois agora capacitados, os detentos podem ser inseridos no mercado de trabalho. Além disso, eles ganharão preparatórios para o Enem”, explica.

O secretário destaca que já são realizadas iniciativas de apoio a educação. “Estamos realizando a oficina literária nas penitenciarias masculinas e femininas, a leitura livre. Os detentos participam e têm acesso à leitura”, lembra.

A previsão da oferta dos cursos é para o segundo semestre de 2015. Assim, a Seduc lembra que os detentos terão redução de pena proporcional à frequência nos cursos. A Sasc irá indicar uma unidade de internação de adolescentes infratores, na qual também serão disponibilizados os cursos que irão ajudar na ressocialização desses jovens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES