8 mil estudantes solicitam à Seduc certificação do Ensino Médio

A certificação poderá ser solicitada nas Gerências Regionais

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) foi informada pelo Ministério da Educação que 8.698 estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2015 solicitaram a certificação do Ensino Médio este ano. Além de terem feito a opção pela certificação, os estudantes têm que procurar as Gerências Regionais de Educação para entrega de documentação.

O superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto, informa que, além da Secretaria, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) pode emitir os certificados através do Enem. “O participante deve procurar a instituição certificadora escolhida durante o preenchimento da inscrição do exame. Para solicitar a certificação do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos e ter alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação”, explica.

Para acessar as notas, os participantes precisam informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. A senha do Enem é a mesma que será utilizada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujas inscrições terminam nesta quinta-feira (14).

O participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, que não obteve o mínimo de pontuação em todas as áreas, também pode solicitar a declaração parcial de proficiência nas áreas em que conseguiu esse mínimo. No próximo exame esse participante terá que fazer o mínimo apenas para as que faltam.

Em Teresina os interessados devem se encaminhar à 4ª Gerência Regional de Educação ou ao Instituto Superior de Educação Antonino Freire (Iseaf), com a seguinte documentação: extrato de desempenho do Enem; documento de identificação civil com foto atualizada; Cadastro de Pessoa Física (CPF) e declaração de que não concluiu o ensino médio.

Mais informações:
(86) 3216-3285

Fonte: Com informações do Portal do Governo