8ª Semana do Orgulho de ser já tem tema e programação certos

O tema que norteia os debates para este ano é "Saúde e Diversidade: múltiplos olhares".

Movimentos sociais definem programação e data para 8ª Semana do Orgulho de ser. Com uma novidade, para este ano, a data da Parada do Orgulho de Ser que acontece após a semana de debates, foi escolhida por enquete virtual com a população.

O tema que norteia os debates para este ano é "Saúde e Diversidade: múltiplos olhares". A semana acontece período de 26 de agosto a 1º de setembro, culminando com com a 11ª Parada no dia 01.

Marinalva Santana, do Matizes, conta que este ano a tentativa é de que se deixe a semana de debates mais leve, com uma linguagem menos densa, com atividades paralelas, com o intuito de aproximar de públicos cada vez mais plurais, com a preocupação de não despolitizar o processo.

O evento conta com palestras, oficinas e debates e congrega outros eventos paralelos. Este ano haverá também torneio de futebol, passeio ciclístico. Acontecem de forma paralela a 6ª Semana Universitária do Amor de Iguais e o 4º Encontro de Mulheres Piauienses Lésbicas e Bissexuais.

Durante o evento, Teresina receberá renomados estudiosos no tema das homossexualidades, como por exemplo Paulo Steckel (Coordenador Geral do Movimento Espiritualidade Inclusiva), que virá do Rio Grande do Sul para ministrar a Palestra: Saúde espiritual da Pessoa LGBT através da Inclusão.

Temas como Falando de homossexualidade na sala de aula, A legalização da união homoafetiva: reflexões, Atenção à saúde para travestis, transexuais e gays perpassarão uma série de debates.

Participam do evento diversos setores dos movimentos sociais, universidades, poder público, pesquisadores, e demais pessoas interessadas na temática.

As atividades da Semana do Orgulho de Ser são gratuitas e abertas à participação de interessados. A 11ª Parada da Diversidade acontecerá em um sábado, 1º de setembro.

Segundo Maria José Ventura, Coordenadora Geral do Matizes, inicialmente a Parada estava prevista para acontecer na sexta, dia 31 de agosto. Todavia, após analisar o resultado de uma enquete e também de conversa com as organizações parceiras, optou-se por mudar a data.

Fonte: Sarah Fontenelle