90% dos piauienses dependem do SUS, diz secretário Ernani Maia

90% dos piauienses dependem do SUS, diz secretário Ernani Maia

Ernani Maia concedeu entrevista sobre as denúncias de reserva de leitos na Maternidade Evangelina Rosa para usuários de planos de saúde

Uma reportagem da Rede Meio Norte mostrada essa manhã denunciou que na Maternidade Evangelina Rosa médicos estariam reservando leitos para consultas particulares ou através de planos de saúde privados, ou seja, que não o SUS. Ernani Maia, o secretário de saúde do Piauí, esteve hoje no programa Agora e falou sobre o caso.

Para ele, a prática é inadmissível. ?O Estado não pode mais deixar isso acontecer?, disse Ernani Maia. Segundo o secretário, a maternidade só pode atender através do SUS, o que é garantido por lei desde 1988, na última Constituição Federal. ?Para você ver como o caso é grave, é só lembrar que, no Piauí, 90% da população depende do SUS?, declarou Ernani Maia.


90% dos piauienses dependem do SUS, diz secretário de saúde Ernani Maia

Sobre a saúde do Estado, o secretário comentou algumas melhorias, como o caso do Hospital de Uruçuí. ?Na última avaliação eu percebi que era uma das piores situações do Piauí?, disse ele, que contou que o hospital agora passa por uma reforma e já conta com médicos platonistas, e triplicou seu faturamento. ?Se o faturamento aumentou, quer dizer que estão fazendo mais atendimentos?, comentou. O secretário também disse que o Estado está tomando providências quanto à lotação do HUT (Hospital de Urgência de Teresina) e garantiu que, quando essas providências, como a nova porta de entrada e mais 74 leitos no terceiro andar, estiverem prontas, a fila de espera deve zerar no prazo de seis a oito meses.


90% dos piauienses dependem do SUS, diz secretário de saúde Ernani Maia

Fonte: Andrê Nascimento