Aberta inscrição para 1º programa de estimulação cognitiva à idosos

As inscrições podem ser feitas presencialmente até o dia 23/09

Primeiro programa de estimulação cognitiva para idosos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (19). A iniciativa tem por objetivo prevenir o declínio e o comprometimento das funções cognitivas em idosos; desenvolver as funções cognitivas de modo integrado na população assistida e melhorar a independência e auto estima de pessoas da terceira idade.

Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas, sendo 40 destinadas para os alunos participantes do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Uespi, e 40 vagas destinadas a idosos da comunidade. As inscrições podem ser feitas presencialmente até o dia 23 de setembro, das 8h às 12h, na Coordenação da Unati, localizada no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

“Esse programa atua na prevenção dos problemas e limitações que a própria idade vai trazendo, então, é importante porque através dele há uma possibilidade das pessoas da terceira idade terem uma melhor qualidade de vida”, afirma o professor Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex). “É esse o objetivo na universidade quando oferta um programa dessa natureza, proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, acrescenta.

Coordenado pelo professor João Damasceno e desenvolvido por alunos do curso de Psicologia da Uespi, o programa de extensão realizará atividades semestralmente, em quatro grupos de vinte pessoas cada, com estimulação da linguagem, atenção, percepção, memória, emoções e funções executivas, perfazendo um total de 24 horas de atividades em grupo. Ao todo, serão 12 encontros por semestre, ocorrendo sempre às  terças e quinta-feiras, de 8h às 11h , na sede da Unati.

Fonte: Com informações do Portal do Governo