Academia Piauiense de Poesia é instalada na Casa da Cultura

O diferencial da academia é justamente a diversidade de integrantes

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Casa da Cultura de Teresina foi o palco da Solenidade de Instalação da Academia Piauiense de Poesia (ACAPP). Criada no final de 2015, a Academia já participou neste ano do Salipi e conta, nessa primeira diplomação, com 22 poetas.

A solenidade contou com a presença do presidente da Academia Piauiense de Cordel, Pedro Costa, e o fisioterapeuta Rodrigo Amorim, que representou o secretario de cultura Fábio Novo e o prefeito de São João do Piauí Gil Carlos Modesto

O diferencial da academia é justamente a diversidade de integrantes, que tem de professores a artesãos, de pedreiros a médicos, de todas as idades e regiões do Piauí, e assim por diante, valorizando de fato o talento dos poetas e poetisas piauienses.

Origem

No ano de 2015, o poeta DGáudio Procópio resolveu criar o grupo de escritores piauienses na página do Facebook, o qual teve boa aceitação. Diante do número de poetas e admiradores inscritos na página, surgiu a ideia de promover um encontro de poetas, vista a necessidade de um elo da categoria no Piauí.

Surgiu então a ACAPP. Os idealizadores detectaram a necessidade de uma instituição jurídica para a organização formal da Academia.  Na qualidade de poeta, blogueiro e com dois livros publicados, Dgaudio Procópio levou à frente o sonho de criar a Academia.

O presidente buscou informações e também se afiliou a entidades do gênero literário; dentre elas a CBL [Câmara Brasileira do Livro], no qual passou a receber malas diretas através de e-mails marketing. “Numa dessas malas veio um encarte virtual da bienal de São Paulo, onde constava como participante a Academia Brasileira de Poesia”, relembrou o poeta.

“Nesse espaço de tempo já tratava desse assunto e trocava ideias com a poetisa Iza Ferreira, teresinense, residente em Recife – PE. Jubilado com a ideia de criar nossa academia de poesia, comuniquei a poetisa Iza, que gostou da iniciativa. Passamos a concorrer para a formação e agregação de poetas e, após um árduo trabalho, hoje nosso sonho se tornou realidade”, destacou Dgaudio.

A ACAPP já está regulamentada e devidamente registrada, e tem como Patrono o poeta Mario Faustino. “Eu estou imensamente feliz com essa grande homenagem ao meu tio. Não tenho palavras para expressar a gratidão por esta Academia escolher o nome desse grande poeta para ser o patrono”, destacou emocionado o senhor Dubá, que recebeu o diploma que representa a homenagem ao poeta piauiense e anunciou que vai doar para a ACAPP as obras inéditas de Mário Faustino.

Também é objetivo da Academia resgatar (através dos patronos dos poetas empossados e também por meio de outras atividades) os nomes dos poetas piauienses que já faleceram. Após a solenidade todos se confraternizaram com música ao vivo com o cantor Mariano França, além de declamação de poesias e apresentação artística dos membros da ACAPP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES