Ação ajuda crianças a desconstruir estereótipos de gênero na escola

Vale lembrar que nomes dados às profissões em inglês não tem gênero

Como você acha que uma criança desenharia um piloto de avião? Ou, quem sabe, um bombeiro ou um cirurgião? A experiência foi feita com uma turma de alunos para uma ação da iniciativa Inspiring The Future. O resultado foram 61 desenhos representando homens nestas profissões e apenas 5 mostrando mulheres como pilotos, bombeiros ou cirurgiãs.

A ação é mostrada no filme abaixo, uma criação da agência MullenLowe London. A tradução para o português ficou por conta do Empodere Duas Mulheres.

Vale lembrar que os nomes dados às profissões em inglês não tem gênero (diferente do que acontece no nosso idioma), portanto, não seria possível justificar que os pequenos foram influenciados pelo gênero da própria palavra. Pelo contrário, o próprio vídeo lembra que os estereótipos de gênero são definidos entre os 5 e os 7 anos de idade.

Por sorte, sempre é possível mudar isso – e essa ação é apenas o começo. Através do programa, mulheres do Reino Unido podem ser voluntárias durante apenas 1 hora por ano para conversar com estudantes e contar sobre sua profissão e trajetória profissional e inspirar os mais novos (e principalmente as meninas) a conhecer todas as possibilidades do mercado.


Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Com informações do Hypeness