THE: Acidente Vascular Cerebral mata ao menos 500 pessoas por ano

Esse índice é considerado alto e coloca o Piauí na terceira colocação entre os Estados do país que mais registram mortes por AVC.

Teresina tem em média cerda de 500 mortes por ano causadas por Acidente Vascular Cerebral, número considerado bastante alto pelas autoridades em saúde dessa área. Esse número, no entanto, pode ser reduzido com algumas medidas simples. Para conscientizar a população sobre o assunto, é realizado há três anos no Piauí o Projeto Pense Bem AVC, que está sendo intensificado neste mês de outubro.

Graças a estes altos números, o Piauí é o terceiro Estado do Brasil em mortalidade específica, ou seja, número de mortes por número de habitantes. Em média, são mais de duas mil mortes por ano no Piauí inteiro. ?Esses são números muito altos, mas podem ser diminuídos de forma bastante prática, com uma reeducação alimentar, tornando a alimentação diária mais saudável, prática de exercícios físicos, controle de diabetes e pressão arterial, dentre outros?, alertou uma das colaboradoras do projeto, Cristiane Rocha.

Através do Pense Bem AVC, são levadas informações para a população sobre o que é a doença e sobre como se prevenir, através de palestras em escolas, faculdades e espaços públicos. A campanha, que acontece a nível mundial, este ano, traz o tema ?AVC... Eu me importo?. Em Teresina, essa campanha de combate ao AVC, popularmente conhecido como derrame cerebral, acontece de 22 a 31 de outubro.

?Esta campanha contra o AVC acontece durante o ano todo, mas costumamos intensificar nesse período, que é quando acontece a campanha a nível mundial, com palestras em locais movimentados, e que possam envolver pessoas das mais diversas faixas etárias, como nas escolas, faculdades e praças?, completou Cristiane.

O AVC ocorre devido à alteração na circulação cerebral. No AVC isquêmico há a obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, levando à diminuição da circulação em determinada região do cérebro. E no hemorrágico acontece a ruptura de um vaso sanguíneo com sangramento dentro do cérebro.

Os principais fatores de risco são a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado e o fumo. Os sintomas mais comuns para identificar o AVC são a perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada, desvio da boca para um lado do rosto, sensação de formigamento no braço, dores de cabeça súbita ou intensa, tontura, náusea e vômito.

Fonte: Pollyanna Carvalho