Ações preventivas podem evitar acidentes em elevadores e escadas

Estudos dizem que 90% de acidentes com crianças podem ser evitados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para as crianças, o sobe e desce dos elevadores e o vai e vem das escadas rolantes não são movimentos apenas de ir e vir. No universo lúdico infantil, esses equipamentos se parecem com brinquedos e, por isso, é muito comum pensarem que não tem problema subir e descer a escada rolante no sentido contrário ou brincar dentro do elevador.             

Essas atitudes, entre outras, porém, criam situações que podem colocar a segurança dos pequenos em risco, principalmente quando o adulto não está por perto para zelar por eles. Como não tem noção do perigo, a criança fica mais exposta e por isso todo cuidado é pouco.

Um caso de acidentes com crianças que chamou bastante atenção foi o de uma criança de apenas 10 meses que morreu após cair da escada rolante quando o pai tentou tirar uma selfie, no momento da foto a mãe se desequilibrou e acabou deixando o bebê cair. 

Estudos da ONG Safe Kids Worldwide mostram que 90% dos acidentes com crianças podem ser evitados com medidas simples, como mudar o comportamento dos adultos, adequar os espaços para as crianças, criar e fiscalizar leis para inibir práticas inseguras, desenvolver e promover o uso de equipamentos de segurança e de políticas públicas que tenham a prevenção como objetivo.  

Embora não existam estatísticas oficiais sobre acidentes em escadas rolantes e elevadores no Brasil, não é raro depararmos com casos de vítimas nos equipamentos. Por isso, a thyssenkrupp desenvolveu uma série de orientações para adoção de práticas seguras. A empresa também promove anualmente, sempre em outubro, mês das crianças, uma ação educativa em parceria com shopping centers do país, para alertar os pais e as crianças sobre a importância da  prevenção, a partir de atitudes seguras. A Faça a Coisa Certa já sensibilizou mais de 190 mil crianças nos últimos seis anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES