Açude Caldeirão terá regata de canoas

O açude já está liberado para esportes náuticos desde o último dia 20.

Maior referência turística da cidade de Piripiri, na região Norte do Piauí, o açude Caldeirão voltará a receber eventos com a participação de embarcações como lanchas e motos aquáticas. Uma decisão do Tribunal de Justiça do Piauí decidiu liberar o local para a prática de esportes náuticos, e o local já vai receber, na manhã de domingo (1º), uma regata de canoas ? aumentando ainda mais o fluxo de turistas que estarão na cidade neste fim de semana por ocasião da Pirifolia, carnaval fora de época que deve atrair público recorde para a cidade.

O médico e entusiasta de esportes náuticos Prisco Medeiros falou sobre o contexto da decisão que libera o açude.

?Foi uma luta de mais de um ano. Eu e outros donos de embarcações nos juntamos, reunimos a documentação necessária e entramos com pedido de mandado de segurança. O pleno do Tribunal de Justiça julgou que a decisão que proibia o uso do açude por embarcações não procedia, já que um promotor estadual havia decidido pela proibição, enquanto o açude é uma área federal?, disse Prisco, que já foi comodoro do Iate Clube de Teresina.

Segundo ele, o açude já está liberado para esportes náuticos desde o último dia 20. Prisco adianta que já foi contatado pela Secretaria de Turismo de Piripiri, para que os donos de embarcações de Teresina participem da regata dos canoeiros de Piripiri, no domingo. ?Nossa expectativa é juntar pelo menos 30 embarcações. O açude caldeirão é uma área imensa, muito bonita. Seu uso por embarcações, com as devidas medidas de segurança, não apresenta nenhum problema. Vamos nos juntar à comunidade do Caldeirão para fazer uma bonita festa?, complementou ele.

Fonte: Dowglas Lima