Adapi pretende vacinar mais de 1,5 milhão de bovinos contra Aftosa

A vacinação se estende durante todo o mês de maio

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante todo o mês de maio será realizada a primeira etapa de 2017 da Vacinação Contra a Febre Aftosa no Piauí. Até o dia 31, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), buscando a excelência da prevenção sanitária estadual, espera que todo o rebanho bovídeo piauiense, cerca de 1 milhão e 600 mil bovinos e bubalinos, seja vacinado pelos criadores.

"Estamos há 20 anos sem focos da doença no estado, obtendo bons índices vacinais a cada campanha. Precisamos manter esses números para partirmos gradualmente para a retirada da vacina", afirma o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idilio Moura, que destaca a obrigatoriedade do criador em certificar a vacinação dos animais nos escritórios da agência, até o dia 15 de junho.

Desde a fundação da Adapi, no ano de 2006, foram vários os avanços na sanidade animal piauiense, como a mudança do status estadual, de risco desconhecido para área livre de febre aftosa com vacinação; a abertura para o mercado exportador e, inclusive, a certificação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Todos os resultados destacam a eficiência do trabalho de educação sanitária e a parceria junto aos criadores e produtores do Piauí, que, juntos, possibilitaram a elevação dos índices da cobertura vacinal no Piauí, de 71,26% na primeira etapa de 2006 para 90,7% na segunda etapa de 2016.

Brucelose

A agência ainda orienta aos criadores que aproveitem a concentração dos animais no período da campanha para já vacinar as bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES