ADH entrega casas, pavimentação e lança programa de moradia

Um grande avanço foi o lançamento do Edital de Chamamento Público para a seleção da empresa de construção civil, que irá construir as 500 unidades habitacionais do empreendimento Tiradentes

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) teve um ano de 2019 cheio de atividades que ajudaram a melhorar a vida da população piauiense. Com diversas ações voltadas para as comunidades rurais e urbanas, a ADH entregou casas, regularizou imóveis e desenvolveu atividades sociais junto aos beneficiários, contemplando inúmeras famílias. Porém, o maior avanço deste ano foi a aprovação na Assembleia Legislativa do programa habitacional para famílias com renda de até três salários, o “Moradia Para Todos”, que prevê a construção de mil casas e a melhoria de unidades habitacionais.

Outro grande avanço foi o lançamento do Edital de Chamamento Público para a seleção da empresa de construção civil, que irá construir as 500 unidades habitacionais do empreendimento Tiradentes, do Programa Habitar Servidor. O governo também aprovou o Projeto de Lei que autoriza a ADH a adotar medidas para efetuar o cancelamento/baixa de contratos de financiamento habitacional com pendências de liquidação da carteira imobiliária da antiga Cohab-PI, o que vai propiciar a quitação e a liberação de hipoteca de milhares de contratos.

Além de construir casas e regularizar imóveis, a ADH também realiza um trabalho social e de conscientização junto às famílias, para que preservem o bem e não comercializem as unidades habitacionais financiadas com recursos do Governo. “Nosso objetivo é combater o déficit habitacional e fazer a entrega da moradia legalizada, garantindo conforto e segurança para a família. Para tanto, o Serviço Social atua antes, durante e pós-obra”, explica a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso.

O Programa Moradia Legal promove a regularização fundiária, financeira e cadastral dos conjuntos habitacionais construídos pela ADH, antiga Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI), e também de residenciais construídos pelo Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) e o Banco do Estado do Piauí (BEP).

A regularização de imóveis é uma ação que consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização dos empreendimentos construídos pelo Governo do Estado. “É uma forma de garantir a titularidade ao proprietário, dá mais segurança jurídica ao beneficiário, enfim, estamos dando mais tranquilidade para a família”, declara Gilvana. O Moradia Legal já beneficiou 24 mil pessoas e regularizou mais de 6.000 imóveis em todo o Piauí, o programa foi criado em 2015 e era gerenciado pela Emgerpi, que após reforma administrativa, passou a ser administrado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional.

Serviço Social.

Entre as principais atividades, desenvolvidas pelo Projeto Técnico Social, constam: Levantamento Ocupacional dos Residenciais Jacinta Andrade, Paulo de Tarso, Parque Brasil, em Teresina e nas cidades de Oeiras e São João do Piauí; atividades em parceria com a Prefeitura de Teresina e Sebrae. Foram realizadas palestras e oficinas sobre orçamento familiar, preservação ambiental, higiene pessoal e outras, nos Eixos Educação Sanitária e Geração de Renda. Foram ainda realizadas atividades nas Vilas Eugênio Ferraz, Nova Conquista e na comunidade Árvores Verdes, zona rural de Teresina.

Obras.

O Governo do Estado, através da ADH, concluiu duas escolas no Residencial Jacinta Andrade, com 17 salas de aula em cada. Executou pavimentação em paralelepípedo (calçamento) nos municípios de: Cajazeiras, São Miguel do Fidalgo, São João do Piauí, Oeiras, Aroazes, São Miguel da Baixa Grande, Santa Cruz dos Milagres, Barro Duro, Angical, Caracol e José de Freitas.

Ainda no ano de 2019. foram executados onze projetos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), localizados nas cidades de Teresina (Cacimba Velha, Chapadinha Sul e Lagoa de Dentro); Agricolândia, Barras, Joaquim Pires e União. A construção dessas unidades habitacionais é resultado de uma parceria entre o Governo Estadual e Caixa Econômica Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES