Administradores anseiam pela aprovação em concurso público

Pesquisa aponta que a maior parte dos estudantes de administração tem por objetivo o maior ingresso no serviço público

Uma pesquisa recente feita pelo portal Administradores.com aponta que a maior parte dos estudantes de administração tem por objetivo o maior ingresso no serviço público em sequência ao término do curso.

Nesse sentido, alguns fatores acabam pesando para que decisões desse tipo sejam tomadas, embora as mesmas ainda não sejam uma unanimidade entre os alunos.

"Isso talvez esteja acontecendo por conta da cobrança que os Conselhos Federais (referentes ao setor em questão) fizeram com relação à maior participação de administradores (com formação, de fato) no cenário público", diz Jannayna Tavares, coordenadora do curso de administração de uma faculdade da capital.

Segundo ela, a busca pela segurança financeira é um dos fatores que mais são levados em conta na hora de uma escolha como essa. "É inegável que o concurso gera estabilidade", acrescenta.

Francisco Júnior, estudante do 4º período do curso de administração, se mostra favorável à ideia de fazer concursos, mas, faz questão de fazer uma ressalva.

"Montar um negócio, apesar de eu pensar ser o mais recomendável para os estudantes da área, é muito complicado de início. Falta muito capital para quem está começando. Então, em virtude disso, vejo os concursos como uma possibilidade para o futuro, sim.", afirma.

Ele, por sinal, já tem uma experiência para passar adiante em decorrência de um negócio que não deu muito certo.

Experiência essa que, apesar dos pesares pode ser tida como positiva. "A experiência é sempre bem-vinda. A gente erra hoje para acertar amanhã. E, nesse caso, eu vi o tanto que é importante se ter um planejamento estratégico para algo desse tipo".

Fonte: Leonardo Silva