Adutora de Bocaina/Piaus II atenderá mais de 120 mil pessoas

Quando a adutora estiver em funcionamento, um ramal deve captar água da barragem de Bocaina e levar até o município de Picos.

Mais de 120 mil pessoas devem ser beneficiadas com o Sistema Adutor de Bocaina/Piaus II. A obra está incluída em um grande pacote (Pac Seca) que deve ser anunciado esta semana pela presidente Dilma Rousseff. Durante reunião com equipe de secretários, o governador Wilson Martins anunciou que a presidente Dilma Rousseff liberou os R$ 77 milhões para dar início às obras.

A obra deve ser executada em um prazo de 18 meses e visa resolver os problemas gerados pela seca no Estado. ?A exigência é para que a obra termine dentro desse prazo que foi estabelecido. Com a obra concluída serão sete cidades contempladas com água de qualidade e mais de 120 mil pessoas vão ser beneficiadas?, destaca o secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira.

Quando a adutora estiver em funcionamento, um ramal deve captar água da barragem de Bocaina e levar até o município de Picos, passando por Bocaina e Sussuapara. Outro ramal sairá da barragem de Piaus, levando água para as cidades de Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa. ?Em todas as localidades em que a adutora for passando, terá um ramal para atender a população local?, acrescenta Dalton.

A adutora terá um total de 111 km de tubos, com capacidade total de tratamento de 361,63 litros por segundo. Serão 7 reservatórios com capacidade total de 1.750 metros cúbicos. Em cada cidade terá um reservatório, este receberá a quantidade de água referente à demanda da população e o tamanho da cidade.

Piaus I está sendo concluída

A seca na região Nordeste é considerada uma das piores de todos os tempos. Dentro das ações de combate à estiagem do governo do Estado está incluída a obra da Adutora de Piaus. No total, são nove estações elevatórias de bombeamento a montante dos principais trechos adutores.

Fonte: Aline Damasceno