Água Branca conquista o 1º melhor Ideb e prefeito Jonas comemora

Água Branca conquista o 1º melhor Ideb e prefeito Jonas comemora

O município de Água Branca, que fica a 98 quilômetros de Teresina, ganhou destaque pelo 1º melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental da região do Médio Parnaíba, a 7ª posição nos anos finais a nível de Estado e 2º melhor índice nos anos finais do Piauí. O município também teve bons resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), evento promovido pelo Ministério da Educação. O prefeito do município, Jonas Moura, disse que a conquista mostra a dedicação e a prioridade com a educação.“Seja a escola pública ou particular, o incentivo por parte dos que fazem a educação no município é fundamental para a conquista, não só de medalhas, mas de um sentimento maior, de orgulho”, afirma, satisfeito o prefeito.


A prefeitura, através da secretaria Municipal de Educação, também comemora a realização do Programa Educacional de Resistência à Drogas (PROERD), que entregou 260 certificados à estudantes do município. Como forma de incentivar os professores, o prefeito concedeu um abono salarial de 15% a categoria, que deve ser pago até o dia 10 de dezembro desse ano. O Ideb foi criado em 2007 pelo INEP, reunindo em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (aprovação/reprovação) e médias de desempenho nas avaliações realizadas. No último dia 20, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou 261 medalhas aos alunos da rede municipal de ensino, conquistadas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foram 151 de ouro, sendo o município com o maior número de medalhas no estado.

Para a secretária de Educação, Cleidimar Tavares, as medalhas deixam orgulhosos todos os que fazem parte da educação em Água Branca pelo esforço e dedicação. Segundo a Comissão Organizadora da OBA, no Estado do Piauí, participaram 16.990 alunos. No total de 811 medalhas em todo o estado, 261 foram conquistadas por Água Branca. Para Jonas Moura, os resultados mostram os avanços que a educação municipal vem conquistando a cada ano. “Os resultados não acontecem por acaso, não é mágica, e sim fruto de um trabalho sério e competente, que depende não só dos profissionais da educação, mas também dos pais e responsáveis pelos alunos”, enfatiza o prefeito.

Prefeitura concede abono salarial de 15%

A prefeitura de Água Branca concedeu aos professores da rede municipal de ensino um abono salarial de 15%, em reconhecimento pela grandeza e relevância dos serviços prestados pelos profissionais responsáveis pela educação dos alunos no município. O projeto de lei foi para a Câmara Municipal e aprovado por unanimidade, ficando instituído bônus em pagamento único e exclusivo para 2014, sendo destinado a todos os docentes em exercício indistintamente e de percentual uniforme conforme carga horária.

O pagamento do bônus tem data limite para pagamento até 10 de dezembro deste ano. Prevenção às drogas - realizado pela Polícia Militar do Piauí, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é organizado em Água Branca em 12 lições, que integram uma cartilha, distribuída ao longo de um semestre letivo oferecendo estratégias preventivas para a comunidade escolar. A coordenadora do PROERD no Piauí, a major Elizete Lima, em discurso emocionado, disse que se sente orgulhosa em cada solenidade de certificação, e que em Água Branca foi especial pela dedicação dos instrutores, os subtenentes Juvenilton e Lopes Filho; da dedicação dos alunos, do incentivo dos pais, e principalmente pelo apoio da gestão municipal. No município, 260 crianças foram certificadas pelo programa.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais

 

Fonte: Raimundo Gomes - Jornal Meio Norte