Alagoas e Pernambuco antecipam férias em escolas atingidas por chuva

Alagoas e Pernambuco antecipam férias em escolas atingidas por chuva

Secretarias de educação fazem levantamento de estragos

As enchentes e chuvas fortes que atingem cidades de Alagoas e de Pernambuco levaram as secretarias estaduais de educação a antecipar as férias de julho.

Em Alagoas, as férias serão antecipadas nas escolas avariadas e naquelas que servem de abrigo para vítimas das chuvas, segundo a secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Uma das cidades mais afetadas no estado é Branquinha, onde todos os prédios públicos estão no chão.

A secretaria prepara um levantamento dos estragos nos prédios das escolas. Há relatos de edifícios completamente destruídos e outros que sofreram pequenas avarias, de acordo com a secretaria.

Escolas que não foram atingidas pelas chuvas irão funcionar como ponto de coleta de doações para os desabrigados. As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (23), segundo a secretaria.

Além das chuvas, algumas escolas foram atacadas por criminosos. É o caso da escola Francisco Leão, que fica no centro de Rio Largo. Segundo a secretaria de Educação, ventiladores, material de limpeza e de cozinha e merenda foram furtados.

A secretaria pedirá ajuda ao Ministério da Educação (MEC) para repor material didático perdido devido às chuvas.

Em Pernambuco, a secretaria de Educação autorizou a antecipação do início do recesso escolar nas cidades afetadas pelas fortes chuvas. De acordo com a secretaria, as escolas terão de repor as aulas.

A secretaria de Educação de Pernambuco ainda não tem um levantamento completo das escolas afetadas, mas afirmou que todas as escolas de Barreiros e de Palmares já começaram o recesso.

Fonte: g1, www.g1.com.br