Alunos de curso do IFPI são selecionados para curso de robótica

Previsto para ocorrer entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) selecionou 266 estudantes de escolas públicas no país para disputar 27 vagas no minicurso de Robótica. Só no Piauí, foram selecionados 12 alunos, deste número, nove fazem parte do Projeto Robótica Formando Cidadãos, promovido pelo Instituto Federal de Ensino (IFPI).

Previsto para ocorrer entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro deste ano, em Uberlândia, localizada em Minas Gerais, o minicurso de Robótica pretende apresentar a Robótica a alunos de todo o país, ensinando-lhes a projetar, programar e participarem de competições.

Dos doze alunos piauienses que foram selecionados nove são projeto Robótica Formando Cidadãos, sendo que deste número sete estudam no Ifpi (Centro/ Sul), os outros três são da Turma de Escoteiros, da Cemti João Henrique e do Ifma em Timon/Ma.

Dentre os estudantes selecionados, está Denise Granjeiro, 15 anos, que confessa estar surpresa com a seleção, já que não tinha conhecimento sobre Robótica.

“Foi uma surpresa ser uma das selecionadas. Dá um certo orgulho da gente, do que conseguimos em pouco tempo, quando se tem dedicação. Até porque eu não conhecia nada sobre Robótica.

Mas com a entrada no projeto Robótica Formando Cidadãos, me interessei pelo assunto e acabei participando da seleção”, revela a estudante que está no 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFPI.

De acordo com Francisco Marcelino, coordenador do Projeto Robótica Formando Cidadãos, os três dias de minicurso vão proporcionar novas experiências e contato próximo da Robótica aos estudantes.

“É muito bom ter alunos nossos ganhando destaques nacionais. Vamos acreditar na dedicação e esforços deles para que consigam adquiri vagas no curso de Robótica, que é importante para eles, conhecer um universo novo, conhecer o conceito e os níveis da Robótica”, garante.

ESTÍMULO - Promovido pelo CNPq, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das iniciativas que utiliza-se da temática da Robótica, para estimular carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Além disso, possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu Robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Fonte: Márcia Gabriele