Amamentação reduz 13% de mortes em crianças menores de cinco anos

Número maior do que o evitado pela vacinação ou pelo saneamento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além do laço de amor, a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento.

O leite materno, segundo o Ministério da Saúde, é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, número maior do que o evitado pela vacinação ou pelo saneamento básico.

Hoje, 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992, pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.

Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. De acordo com a nutricionista da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Maria do Carmo Pinto, a amamentação deve continuar até os 2 anos junto com alimentação complementar.

“Toda mãe tem um leite materno completo, com todos os nutrientes. Não existe leite fraco. Muitos bebês não conseguem ganhar peso com o leite da mãe porque ela tem uma boa produção e o bebê acaba mamando só o leite (água e sais minerais) e ingerindo leite posterior (gordura)”, explica.

No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas.

O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.

Estoque de leite fica abaixo da demanda

No Piauí, o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que atende desde dezembro de 1987, realiza um trabalho intenso de incentivo às mães, buscando manter o estoque necessário para desenvolver diariamente todo o processo para salvar vida de bebês prematuros. A MDER concentra em média 80 bebês prematuros internados, que necessitam de doações de leite humano para sobreviver.

Por dia, a Evangelina Rosa precisa coletar pelo menos 8 litros de leite, mas a quantidade não chega à metade. O estoque do banco sempre fica abaixo da demanda. "A necessidade diária é de 8 a 9 litros.

Os coletados variam, as vezes é três, outras vezes é cinco e sempre depende do número de doadoras", destaca Maria do Pinto ao comentar que, para doar, basta que a mãe ligue para o Banco de Leite (0800-280-2522 OU 3228-2022) e a equipe vaio até a casa deixar o kit e depois retorna para pegar o leite coletado.

Mães não amamentam devido dificuldades

De acordo com Kalynny Matos, Fisioterapeuta e Consultora em Aleitamento Materno, existem dificuldades na amamentação, o que fazem muitas mães desistirem de amamentar. "As principais dificuldades na amamentação estão relacionadas à pega, posicionamento do bebê, produção do leite e fissuras na mama", elenca.

Números do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno exclusivo no Brasil mostram que, no final do primeiro mês de vida, menos da metade (47%) dos bebês é alimentada apenas com leite materno.

O restante ganha complementos, como água e chá, apesar das campanhas que alertam que nenhum desses recursos é necessário.

"Para diminuir as dificuldades, a gestante deve ser avaliada antes da chegada do bebê. É importante saber o tipo de bico, o tamanho das mamas, a forma correta de posicionar o bebê, massagear as mamas e ordenhar manualmente. Para isso é necessário o acompanhamento de um profissional especialista na área", conclui Kalynny.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES