Amazônia e Iguaçu estão entre favoritos para novas maravilhas da natureza

Entre os 14 mais votados estão também o mar Morto, na Jordânia e Israel, o Grand Canyon, nos Estados Unidos, e a grande barreira de corais

A floresta amazônica e as cataratas do Iguaçu estão entre os 14 lugares mais votados na escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza. A organização divide os 28 finalistas em dois grupos de 14, em função do número de votos recebido.

Entre os 14 mais votados estão também o mar Morto, na Jordânia e Israel, o Grand Canyon, nos Estados Unidos, e a grande barreira de corais na Austrália e Papua Nova Guiné. Um grupo de seis analistas --presidido pelo ex-diretor-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Federico Mayor Zaragoza-- elegeu no dia 21 de julho os 28 finalistas do concurso, entre 77 candidatos pré-selecionados por milhões de internautas.

Agora, está aberto o processo de votação pública na internet (no site www.new7wonders.com), que acontecerá até que a lista definitiva seja determinada em 2011. A campanha começou em 2007, quando 440 belezas naturais em 220 países se candidataram ao título.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br