Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular

Amor de mãe é fundamental no desenvolvimento de crianças

A criança durante seu crescimento necessita de uma figura de referência

Compartilhe
Google Whatsapp

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos sugere que crianças com mães amorosas são mais saudáveis com o passar dos anos e menos propensos a distúrbios psicológicos, como ansiedade, estresse e depressão. Especialistas alertam, que mesmo com o ritmo frenético dos tempos atuais, a convivência com os filhos torna a relação afetiva entre mães e filhos amistosa para a vida toda, possibilitando-os a viverem melhor.

A pesquisa publicada pela American Psychological Association afirma que as pessoas que têm boas lembranças na infância, especialmente da sua relação com os pais, tendem a ter melhor saúde, menos depressão e doenças crônicas na fase adulta. A coordenadora do serviço de psicologia da Uespi, Mariane Siqueira, explica a importância da relação afetiva entre mães e filhos.

“O estabelecimento de um vínculo entre mãe e filho ajuda o desenvolvimento saudável do bebê/ criança. A criança durante seu crescimento necessita de uma figura de referência, em quem ela possa confiar, que lhe permita sentir-se segura”, diz Mariane e justifica que “dessa forma, a mãe, ou o cuidador substituto, se apresenta como peça fundamental para a elaboração dos estados emocionais da criança, o que vai influenciar na integração das suas vivências e na relação com o meio em que se insere”.

O estudo revela que ser uma mãe atenciosa e carinhosa durante a infância dos filhos não só ajuda os pequenos a cresceram mais seguros como também diminui as chances de doenças crônicas na vida  adulta. Em relação à pesquisa, quando os especialistas analisaram elementos específicos, observaram que as crianças que tinham recebido mais afeto materno durante aquele período tiveram níveis mais baixos de ansiedade, hostilidade e angústia em geral. Para Mariane, o amor materno saudável e natural, cheio de ternura para com o filho, é algo que ficará gravado na psique da criança, bem como em sua alma e nas suas lembranças mais íntimas.

Receber afeto ajuda na formação da personalidade

Segundo a psicóloga, as demonstrações de afeto, através de um vínculo saudável, principalmente mãe/filho são de fundamental importância para a formação da personalidade e vão influenciar diretamente nas relações sociais que o indivíduo irá estabelecer ao longo da vida. Crescer em um lar com uma família amorosa, tem efeito positivo no bem-estar, reduzindo o estresse e até casos de depressão na vida adulta. Isso permite a constituição de um suporte estável para vivenciar e enfrentar de maneira mais positiva as situações adversas que surgirão.

“O cuidado, o apoio emocional, o vínculo saudável estabelecidos com as figuras parentais no início do desenvolvimento, e as relações posteriores com o meio social são todos fatores que contribuem para formação da personalidade do indivíduo, garantindo a ele uma capacidade de responder de maneira mais positiva a situações adversas do cotidiano, como situações de tristeza, estresse, luto e transtornos em saúde mental como um todo”, argumenta a psicóloga.

As circunstâncias culturais de décadas passadas, onde as mães eram as maiores responsáveis por cuidar dos filhos, hoje é influenciada pelo comportamento do trabalho. Mariane explica que “as exigências sociais, principalmente quanto a emprego dos pais, são maiores e ocupam grande parte do tempo deles, que acabam até por terceirizar o cuidado dos filhos a outros”, lembra.

O que o experimento mostra é que “quanto maior o calor da mãe, menor será o mal-estar dos adultos”. Concluindo: o carinho de mãe para filho não só ameniza a angústia, mas também interfere no desenvolvimento das habilidades sociais da criança e na sua capacidade de enfrentar com sucesso determinadas situações durante a idade adulta.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto