Antibiótico poderoso contra super bactéria é descoberto com ajuda de IA

Em resumo, a tecnologia foi direcionada para a espécie Acinetobacter baumannii, classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma das três superbactérias mais “críticas”.

Avalie a matéria:
antibióticos. Inteligência Artificial ajuda a descobrir antibiótico capaz de matar bactéria | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, fizeram uma descoberta promissora no combate às superbactérias. Com o auxílio da Inteligência Artificial, eles identificaram um novo medicamento experimental capaz de combater uma espécie letal de superbactéria.  

Denominado "abaucin", o composto passará por testes de segurança antes de ser disponibilizado para uso em seres humanos. Essa conquista marca um marco histórico, sendo a primeira vez que a IA contribuiu para o rápido desenvolvimento de antibióticos, conforme relatado pelos pesquisadores. 

Em resumo, a tecnologia foi direcionada para a espécie Acinetobacter baumannii, classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma das três superbactérias mais "críticas". A IA foi utilizada para analisar uma lista de 6.680 compostos com eficácia desconhecida, a fim de identificar aqueles capazes de retardar ou eliminar a superbactéria. Em apenas trinta minutos, a IA retornou com uma seleção restrita de 240 compostos promissores. 

Leia Mais

Com base nisso, os pesquisadores conduziram testes nas substâncias identificadas pela Inteligência Artificial e descobriram nove potenciais antibióticos. De acordo com um dos responsáveis pelo estudo, a superbactéria é considerada o "inimigo público número um". Além de ser altamente resistente, ela é prevalente em ambientes hospitalares e casas de repouso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas em todo o mundo morrem anualmente devido a infecções que não respondem aos tratamentos com antibióticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES