Anvisa divulga lista de alimentos com maior nível de contaminação

Os agrotóxicos estão presentes em praticamente tudo

Os agrotóxicos estão presentes em praticamente tudo o que comemos e podem até mesmo começar a ser jogados sobre nossas cabeças. Agora, a Anvisa divulgou uma lista que mostra quais os alimentos mais contaminados no país.

Segundo a divulgação, cerca de um terço dos vegetais mais consumidos no Brasil apresentaram um nível de agrotóxico acima do aceitável. Foram analisadas quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da Anvisa. Entre os critérios do levantamento estavam a análise da presença de agrotóxicos acima do nível permitido e a presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.

A batata foi o único vegetal examinado que não apresentou nenhum lote contaminado. Em compensação, praticamente todas (91,8%) as amostras de pimentão apresentavam agrotóxicos acima do permitido. Morango, pepino e alface também estavam entre os itens mais contaminados, apresentando irregularidades em mais de 50% dos lotes examinados.

Confere só os resultados do levantamento:

Image title

Fonte: Com informações do Hypeness