Ao tirar foto, brasileiro derruba estátua do século 18 em museu

Ele chegou a ser alertado para não recuar mais, mas não ouviu

Um brasileiro que estava visitando o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, capital de Portugal, derrubou uma estátuta do século 18 quando recuava para fotografar outra obra de arte.

O incidente acontece neste domingo (6) e de acordo com a direção do museu, o turista brasileiro derrubou acidentealmente a estátua que já foi encaminhada para restauração.

A assessora do Ministério da Cultura de Portugal, Teresa Bizarro, disse durante entrevista a um jornal português que a primeira avaliação revela que os 'danos são reversíveis'. Ela contou ainda que um vigilante do museu teria avisado ao turista para não recuar mais, mas ele não teria ouvido a tempo.

A escultura que representa São Miguel Arcanjo está desde julho na Galeria de Escultura Portuguesa, no terceiro piso do edifício. A direção do museu irá analisar o caso com mais profundidade nos próximos dias, podendo inclusive escolher outro local para expor a escultura.

Brasileiro derruba e quebra estátua do século 19 em Portugal
Brasileiro derruba e quebra estátua do século 18 em Portugal


Um publicação feita por outro turista nas redes sociais onde aparecia a foto da imagem quebrada causou polêmica e foi retirada do ar. Isso porque o autor do post colocou na legenda da foto referência ao fato de o incidente ocorrer no primeiro domingo do mês, quando é gratuito a entrada no museu .“é o preço a pagar pela gratuitidade do primeiro domingo de cada mês”, escreveu.

O Museu Nacional de Arte Antiga sofre com falta de funcionários. Segundo o "Diário de Notícias", há menos de 30 vigilantes para atender as 82 salas abertas ao público. Mas, o Ministério da Cultura divulgou uma nota informando que no momento em que ocorreu o incidente havia um vigilante na sala. 

Fonte: Extra