Aplicativo que marca com xingamentos é removido do Facebook

Aplicativo que marca com xingamentos é removido do Facebook

Aplicativo de Hitman: Absolution no Facebook continua termos ofensivos

A Square Enix removeu um aplicativo de Hitman Absolution do Facebook que permitia aos usuários marcar amigos como possíveis alvos de assassinos. Curiosamente, o motivo da remoção não foi uma polêmica sobre os assassinatos, mas sim a forma como os alvos eram identificados. O app sugeria termos ofensivos, como ?peitos pequenos? e ?pernas cabeludas? para mulheres, e ?pênis pequeno? e ?cabelo ruim? para homens.

O aplicativo pegava informações do usuário no Facebook e as colocava em um vídeo, como se fosse um alvo sendo descrito para o assassino Agente 47. A descrição incluía os detalhes ofensivos, permitindo ainda que fosse escolhido um motivo para o crime, como o fato de o alvo ?cheirar mal?. No fim do vídeo, o personagem atirava na pessoa escolhida.

As reações foram bem negativas na Internet, envolvendo até outros membros da indústria de jogos. A Rocksteady Studios, responsável por Batman: Arkham City, se manifestou através de sua gerente de comunidade, Sarah Wellock, que postou no Twitter: ?Com a horrível ascensão do bullying na Internet me parece um movimento arriscado publicar um app que o encoraja?. Um designer da Bioware, Jos Hendriks, ainda comentou: ?Como alguém pensou que isso era uma boa ideia??.

Após as reclamações, a Square Enix removeu o aplicativo e se manifestou oficialmente: ?Hoje mais cedo nós lançamos um app baseado em Hitman Absolution que permitia colocar rótulos em seus amigos no Facebook. Esses rótulos seriam visíveis apenas para o usuário e não seriam enviados para outras pessoas?, e concluiu: ?Nos desculpamos por qualquer ofensa que isso possa ter causado?.

Fonte: Tech Tudo