Apoiadores de Lula carimbam rosto do petista em notas de dinheiro

Ação em protesto contra a prisão do ex-presidente causou polêmica

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de apoiadores do  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu carimbar cédulas de dinheiro com o rosto do petista, numa forma de protestar contra sua prisão. O ato foi flagrado em vídeo que passou a circular nas redes sociais nesse feriado de Primeiro de Maio.

A gravação mostra alguns manifestantes entregando suas notas a um homem que aplica os carimbos com a inscrição " Lula livre" e a ilustração da famosa foto do ex-sindicalista quando ele foi fichado no DOPS, um dos principais braços da ditadura militar, em 1980. "É de graça. É só carimbar", anuncia o responsável pela ação. Uma das militantes chega a dizer que iria reproduzir a iniciativa mandando confeccionar mais carimbos.

Não há informação precisa a respeito do local onde o vídeo foi gravado e nem sobre quem são os autores desse protesto. A reportagem do iG tentou contato com o Partido dos Trabalhadores (PT) e com a Frente Brasil Popular para comentarem o assunto, mas não obteve retorno. As duas entidades são responsáveis pelo acampamento armado em apoio ao ex-presidente em Curitiba , de onde supostamente teria sido feito o vídeo divulgado pelas redes sociais.

Diversas páginas contrárias ao ex-presidente divulgaram a ação dos petistas e sugeriram o boicote às cédulas modificadas. O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) foi um dos propagadores do vídeo.

Banco Central não proibiu bancos de receberem cédulas com carimbos

Uma fake news anunciando que o Banco Central teria proibido a rede bancária de receber as notas também ganhou força entre o grupo anti-Lula.

"Se receber [ sic ] tais notas, os bancos, deverão chamar a polícia. O portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal", diz o texto, fazendo referência à passagem do CP que prevê pena de seis meses a três anos para aquele que destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia.

Procurado pela reportagem, o Banco Central afirmou que as "cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária".

"As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição. O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o País e sua reposição elevará ainda mais esse custo", diz o Bacen em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES